SC Braga garante lugar na fase regular da Liga Europa com empate na Áustria

Minhotos recuperam de desvantagem de dois golos e carimbam apuramento com empate 2-2 frente ao Rapid Viena

O SC Braga assegurou hoje a sua presença na fase regular da Liga Europa, após um emocionante empate 2-2 contra o Rapid Viena, na Áustria. A equipa minhota, que tinha vencido a primeira mão por 2-1 em Braga, viu-se em desvantagem de dois golos, mas conseguiu uma recuperação notável em apenas dois minutos, garantindo assim a continuidade na competição europeia.

O jogo, disputado no Allianz Stadion, começou de forma atribulada para os bracarenses. Logo aos nove minutos, um infortúnio de Arrey-Mbi, que introduziu a bola na própria baliza após um canto, colocou os austríacos na frente. O cenário piorou aos 47 minutos, quando Jansson, com uma finalização fria, dilatou a vantagem do Rapid Viena, deixando o SC Braga numa posição desconfortável.

No entanto, a reação dos comandados de Carlos Carvalhal não tardou. Aos 68 minutos, Gabri Martínez, que se destacou como uma das figuras do jogo, foi derrubado na grande área, resultando numa grande penalidade convertida por El Ouazzani. Apenas dois minutos depois, num lance de insistência de Martínez pelo lado esquerdo, Ricardo Horta aproveitou a assistência para empatar a partida e selar o apuramento.

Apesar da pressão final do Rapid Viena, com Matheus a brilhar na baliza bracarense ao negar os golos a Burgstaller e Seidl, o SC Braga segurou o resultado que lhes garantiu a passagem à fase regular da Liga Europa. Este feito não só reforça o estatuto dos minhotos no panorama europeu, como também traz um importante encaixe financeiro de 4,3 milhões de euros para os cofres do clube.

O SC Braga, que teve de superar três pré-eliminatórias para chegar a esta fase, demonstrou resiliência e capacidade de resposta, mesmo em situações adversas. A equipa de Carlos Carvalhal, que repetiu o ‘onze’ utilizado no último jogo do campeonato, continua a sua caminhada europeia, com os adeptos a sonhar com novas conquistas e momentos de glória na Liga Europa.

Ficha de Jogo

Estádio Weststadion, em Viena.

Rapid Viena – SC Braga, 2-2.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores

1-0, Arrey-Mbi, 09 minutos (própria baliza).

2-0, Isak Jansson, 47.

2-1, El Ouzzani, 68 (grande penalidade).

2-2, Ricardo Horta, 70.

Equipas

– Rapid Viena: Niklas Hedl, Bendeguz Bolla, Nenad Cvetkovic, Serge Raux-Yao, Jonas Auer, Moritz Oswald (Louis Schaub, 76), Mamadou Sangaré (Nikolaus Wurmbrand,, 89), Matthias Seidl, Isak Jansson (Christoph Lang, 89), Dion Beljo e Guido Burgstaller.

(Suplentes: Paul Gartler [GR], Benjamin Göschl [GR], Benjamin Böckle, Roman Kerschbaum, Christoph Lang, Maximilian Hofmann, Louis Schaub, Dennis Kaygin, Amin Gröller, Nikolaus Wurmbrand, Tobias Hedl e Dominic Vincze).

Treinador: Robert Klauss.

– SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Robson Bambu (Paulo Oliveira, 38), Arrey-Mbi, Adrián Marín, Vítor Carvalho (Gorby, 69), Zalazar (Roger, 53), André Horta, Ricardo Horta, Gabri Martínez e Roberto Fernández (El Ouazzani, 53).

(Suplentes: Tiago Sá, Lukas Hornicek, Joe Mendes, Chissumba, Niakaté, Paulo Oliveira, Thiago Helguera, Gorby, Vasconcelos, João Marques, Roger e El Ouazzani).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra).

Assistencia: 29000 espectadores