Projeto do Trofa Saúde será votado na Câmara Municipal
O Hospital Privado de Braga, pertencente ao grupo Trofa Saúde, vai expandir a sua unidade de saúde em Nogueira, Braga. Esta segunda-feira, o Município de Braga irá discutir e votar um pedido de informação prévia (PIP) apresentado pela H.P.B. – Hospital Privado de Braga, S.A., referente à construção de um novo bloco hospitalar com nove pisos, dois dos quais subterrâneos.
A Divisão de Projetos Estratégicos da Câmara de Braga deu parecer positivo ao projeto: “não se vê inconveniente, do ponto de vista urbanístico, à emissão de informação prévia favorável”, pode ler-se no documento.
A proposta prevê a demolição do atual estacionamento a nascente para a construção do novo bloco, além da ampliação do edifício existente. A expansão do hospital, que está em funcionamento desde 2010, visa atender à crescente procura e aproveitar os acessos estratégicos da área, que facilitam o atendimento a pacientes das cidades vizinhas.
Objetivo de otimização e eficiência
O plano urbanístico destaca que a ampliação do hospital vai ocorrer dentro dos limites do prédio, com o novo bloco a ser adossado ao edifício atual, permitindo que a unidade funcione de maneira mais unificada e eficiente. As alterações no edifício existente incluirão a criação de dois novos pisos na área hospitalar e um novo piso subterrâneo para estacionamento.
Com a expansão, o hospital vai dispor de 381 lugares de estacionamento, um aumento de 112 em relação à capacidade atual. Este projeto faz parte da estratégia de crescimento do grupo Trofa Saúde, que é liderado por António Vila Nova e é um dos maiores grupos hospitalares privados do norte de Portugal. Além do hospital de Braga, o grupo possui mais sete hospitais e cinco clínicas, sendo duas delas também localizadas em Braga.