Ministro da Educação destaca crescimento do IPCA e elogia campus: “O mais bonito do país”

Fernando Alexandre elogia condições oferecidas aos estudantes no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e incentiva a aproveitar a nova fase académica em Barcelos.

O Ministro da Educação, Fernando Alexandre, esteve presente esta segunda-feira em Barcelos, onde participou na cerimónia de boas-vindas aos novos estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Durante o evento, que decorreu no campus da instituição, o ministro não poupou elogios ao crescimento do IPCA, considerando-o “o campus mais bonito do nosso país”.

Fernando Alexandre desafiou os alunos a tirarem o máximo partido das infraestruturas e das “excelentes condições” que lhes são oferecidas, referindo-se ao IPCA como um espaço de aprendizagem e desenvolvimento ímpar. “Este é um dos melhores exemplos de como o ensino superior pode crescer e proporcionar um ambiente de estudo único para os seus estudantes”, afirmou.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, deu as boas-vindas aos novos estudantes, sublinhando a importância do percurso académico que agora se inicia. “A partir de hoje, esta é a vossa casa. Estamos em constante crescimento, e é com muita satisfação que vos recebemos de braços abertos”, destacou, agradecendo à Câmara Municipal de Barcelos e ao Governo pelo apoio contínuo na evolução da instituição.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, reforçou o papel central da educação no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e qualificada. Dirigindo-se aos alunos, o autarca manifestou satisfação por terem escolhido Barcelos como destino académico. “Não poderiam ter escolhido melhor cidade para estudar. Barcelos é uma cidade acolhedora e estamos sempre a trabalhar para melhorar as condições do concelho, com a ambição de vos proporcionar a melhor experiência possível”, afirmou.

Antes da cerimónia, a comitiva visitou o complexo B-CRIC, uma nova infraestrutura do IPCA que inclui uma residência para estudantes com capacidade para 133 camas, um edifício destinado à investigação e inovação, além de um auditório com 500 lugares sentados. A conclusão das obras está prevista para julho de 2025, o que reforçará ainda mais a capacidade de acolhimento e desenvolvimento académico do instituto.

O evento de boas-vindas aos novos estudantes prossegue amanhã com o “Welcome IPCA CTeSP”, que decorrerá em várias cidades onde o IPCA está presente, incluindo Barcelos, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Esposende e Vila Verde.