A Neolith voltou a ser o patrocinador principal da Gala do Guia Michelin Espanha e Portugal 2023, que teve lugar no Palácio dos Congressos El Greco, em Toledo.

A Gala do Guia Michelin de Espanha e Portugal, onde mais uma vez voltou a brilhar com as 28 Estrelas de todos os restaurantes que foram galardoados e onde marca presença. Entre estes contam-se: o El Celler de Can Roca, que manteve as suas três Estrelas Michelin, o ABaC, de Jordi Cruz, que também manteve as suas três Estrelas Michelin, bem como o Azurmendi, de Eneko Atxa, e o Quique Dacosta. A Neolith está presente neste último restaurante, no espaço exclusivo Plénitude 2 que a Dom Pérignon abriu recentemente, e pela primeira vez, em Espanha. Reiteraram também as suas duas Estrelas Michelin os restaurantes Cinc Sentits, Disfrutar, Miramar e Smoked Room. E os restaurantes Atempo, Aürt, Dos Palillos, La Finca, La Salita, Can Jubany e Nublo validaram mais uma vez a atribuição de uma Estrela Michelin. Também o restaurante Enigma, localizado em Barcelona, recebeu uma Estrela Michelin. Trata-se de um espaço contemporâneo que foi inteiramente construído com design à medida da Neolith, e que oferece uma experiência de alta gastronomia única.

Em noite de estrelas, a gastronomia portuguesa voltou a brilhar este ano na Gala Estrelas Michelin Espanha e Portugal 2023 patrocinada pela Neolith com 5 restaurantes a receberem uma nova estrela (Encanto, em Lisboa; Euskalduna Studio, no Porto; Kabuki Lisboa; e Le Monument, no Porto). Portugal arrecadou igualmente uma nova Estrela Verde que foi atribuída ao restaurante Mesa de Lemos, dirigido pelo Chef Diogo Rocha, localizado em Passos de Silgueiros e que já detinha uma Estrela MICHELIN. Foram também reconhecidos mais outros 7 novos restaurantes com o Bib Gourmand, a distinção da MICHELIN que reconhece a melhor relação entre qualidade e preço. São eles: o Carnal, em Lisboa; o Ofício, em Lisboa; o Zunzum Gastrobar, em Lisboa; a Gruta, no Porto; o Semea by Euskalduna, no Porto; o À Mesa, em Tavira; e o Rio by Paulo André, em Vila do Conde.

O evento anual das Estrelas Michelin realizou-se este ano na cidade de Toledo, região de La Mancha, no Palácio dos Congressos El Greco, e foi conduzida pela apresentadora toledana Berta Collado. Além da área das cozinhas, a Neolith “vestiu” os principais espaços onde teve lugar a Gala do Guia Michelin, como a zona da receção, os balcões e pontos de check-in. Particular destaque para as mesas onde os chefs encantaram os convidados com as suas criações, e onde as superfícies Neolith contribuíram para criar uma atmosfera envolvente de elegância, sofisticação e classe. Características pelas quais a marca é amplamente reconhecida em todo o mundo.

Os Chefs da Gala

Durante a Gala, a gastronomia da região de la Mancha foi o foco das criações dos 9 Chefs da região distinguidos com Estrelas Michelin. Os chefs cozinharam em direto e ao vivo, num espaço exclusivo criado com o modelo Neolith Himalaya Crystal, para mais de 650 convidados. As superfícies da Neolith foram a tela perfeita para as criações dos Chefs participantes no showcooking, nomeadamente:  Fran Martínez e Iván Cerdeños – cujos restaurantes detêm duas Estrelas Michelin; Carlos Maldonado, Enrique Pérez, José Antonio Medina, Miguel Ángel Expósito, Pepe Rodríguez, Samuel Moreno e Jesús Segura – cujos restaurantes possuem todos uma Estrela Michelin.

Neolith, a melhor aliada dos grandes Chefs

As superfícies de pedra sinterizada da Neolith converteram-se na peça-chave dos restaurantes que possuem Estrelas Michelin em todo o mundo. Além da sua extraordinária beleza e da sua capacidade de personalização, o Neolith é sinónimo de design, funcionalidade, higiene e resistência, sendo além disso um material de limpeza fácil. Justamente por isto, acrescenta valor à experiência gastronómica oferecida por estes restaurantes, dotando os melhores Chefs do mundo com uma ferramenta que lhes permite elevar as suas criações a um novo patamar. O Neolith estimula a imaginação, inspira soluções inovadoras únicas, elegantes, funcionais e sustentáveis, para deleite de todos os grandes Chefs que as utilizam em espaços interiores e exteriores.

“É um privilégio estarmos presentes uma vez mais neste importante e incontornável evento internacional, premiando e reconhecendo o mérito dos profissionais do mais alto nível da cena gastronómica,” afirma Oliver de la Rica, CMO da Neolith. Estamos muito orgulhosos pela Neolith estar presente nos restaurantes de tantos Chefs reconhecidos em todo o mundo. Congratulamo-nos por sermos o seu melhor aliado nas suas cozinhas e na decoração dos seus espaços gastronómicos de eleição. Queremos continuar a ser a marca de referência no setor da alta gastronomia e a impulsionar a inovação e a excelência. O nosso principal objetivo é fazer da Neolith a marca que transforma os sonhos em realidade, ocupando um lugar de destaque nestes espaços únicos de criação e vida.”

Visando reforçar a sua posição de vanguarda no design, funcionalidade e sustentabilidade de soluções de ponta para o setor da haut cuisine e dos restaurantes que possuem Estrelas Michelin em todo o mundo, a Neolith é também Partner Oficial da Gala Michelin em Itália e na Alemanha.

Sobre a Neolith

Fundada em 2009, a Neolith é a marca líder mundial em Pedra Sinterizada.

Uma superfície revolucionária e inovadora, com características técnicas de vanguarda, feita com matérias-primas 100% naturais e destinada a projetos de arquitetura. A Neolith® é um material que foi concebido e fabricado para satisfazer as necessidades mais exigentes do mundo da arquitetura e do design de interiores, destacando-se pela sua qualidade, versatilidade, durabilidade, elegância e estilo ímpares, bem como pelas suas características de sustentabilidade e funcionalidade.

Este material converteu-se num elemento de estilo imprescindível em qualquer cozinha, casa de banho, fachadas, edifícios, e até mesmo na construção e decoração de móveis de design exclusivo para espaços interiores e exteriores em todo o mundo, conjugando o design refinado e o elevado grau de funcionalidade.

Enquanto empresa socialmente responsável, a Neolith® é também a primeira no seu setor a ter alcançado a neutralidade carbónica – o que fez já em 2019. A empresa está atualmente a implementar um plano de expansão em várias regiões que considera fundamentais para o seu negócio, e entre as quais se contam a América do Norte, a Europa, a China e a Austrália. A Neolith® visa assim continuar a contribuir para a criação de espaços únicos e de experiências extraordinárias, de design funcional e sustentável, nos mais de 100 países onde está presente diretamente através de uma ampla rede comercial de distribuição e de parceiros.