Daniel Vilaça elogia as medidas de valorização salarial, mas lamenta ausência de compromisso do Governo na diminuição de impostos para trabalhadores e empresas
A Associação Empresarial de Braga (AEB) manifestou satisfação pela formalização do Acordo Tripartido 2025-2028, que visa a valorização salarial e o crescimento económico, alcançado entre o Governo e as Confederações Sociais e Empresariais. Daniel Vilaça, presidente da AEB, destacou o potencial do acordo para melhorar os salários, especialmente dos jovens, e para aumentar a produtividade e competitividade das empresas. No entanto, Vilaça lamentou que o Governo não tenha assumido um calendário claro para a redução da carga fiscal sobre trabalhadores e empresas, nomeadamente no IRS e IRC, ficando aquém das expectativas das confederações patronais.
Apesar das críticas, o presidente da AEB congratulou-se com a inclusão de várias medidas defendidas pela associação, como a isenção de IRS e TSU para prémios de produtividade, a redução da tributação autónoma e a diminuição de impostos sobre trabalho suplementar e os rendimentos dos jovens.