Naturalanhoso entrega apoio a 54 bebés povoenses para incentivar a natalidade

Programa da Câmara da Póvoa de Lanhoso reforça o apoio às famílias e dinamiza a economia local, com investimento de 35.850 euros

O Município da Póvoa de Lanhoso, através do programa Naturalanhoso, entregou vouchers de apoio à natalidade a 54 bebés, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, acompanhado pelo Executivo Municipal e Chefe de Gabinete, presidiu à entrega dos benefícios destinados ao primeiro semestre de 2024, totalizando um investimento de 35.850 euros.

Este programa, enquadrado no Regulamento de Medidas Sociais – Póvoa Solidária, tem como principal objetivo incentivar a natalidade no concelho e contribuir para o desenvolvimento da economia local. Dos 54 bebés apoiados, 28 são primeiros filhos, 22 segundos filhos, e quatro famílias receberam o apoio pelo nascimento do terceiro descendente. Além de melhorar as condições de vida das famílias, o apoio abrange também a vacinação extra Plano Nacional.

O Naturalanhoso é uma das medidas que o Município tem implementado para contrariar o envelhecimento demográfico e apoiar as famílias numa fase tão sensível como os primeiros meses de vida de um recém-nascido. O programa também pretende reforçar a segurança económico-financeira das famílias e apoiar o comércio local, que beneficia diretamente do uso dos vouchers.

Esta medida junta-se a outras iniciativas da Câmara Municipal, como a criação do Núcleo Local da Garantia para a Infância, com o propósito de combater vulnerabilidades sociais e económicas, promovendo a coesão e o desenvolvimento social no concelho.