Gestor bracarense assume liderança do CNCTI com compromisso de impulsionar o sistema científico e tecnológico nacional.

Carlos Oliveira, reconhecido gestor de Braga, foi nomeado presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), segundo anunciou na sua conta do LinkedIn. Agradecendo ao Primeiro-Ministro e aos Ministros da Educação e da Economia pela confiança, Carlos Oliveira expressou o seu compromisso em colaborar com o Governo na definição estratégica do desenvolvimento científico e tecnológico de Portugal.

Na publicação, o novo presidente sublinha o seu objetivo de promover o diálogo entre os diversos atores do sistema científico e do setor empresarial. Oliveira realça ainda a importância da coordenação interministerial para alavancar o progresso nacional em ciência, tecnologia e inovação, considerando que “a valorização do conhecimento é uma das grandes oportunidades de desenvolvimento para o país”.

Quem é Carlos Oliveira?

Nascido em 1977, Carlos Oliveira é licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Com uma vasta carreira, já foi secretário de Estado da Inovação no XIX Governo, liderado por Pedro Passos Coelho, onde coordenou o empreendedorismo e competitividade do país, supervisionando organismos como o IAPMEI e a ASAE. O seu percurso inclui também a presidência da Fundação José Neves e da InvestBraga, além da criação da Startup Braga.

Reconhecido a nível europeu, Oliveira foi nomeado pela Comissão Europeia para o Grupo de Alto Nível sobre Políticas de Inovação e participou na fundação do European Innovation Council. Em 2000, fundou a MobiComp, empresa adquirida pela Microsoft em 2008, projetando-o como uma referência na inovação tecnológica.