Confronto minhoto marca os quartos de final da nova edição da Taça da Liga, com modelo reduzido a oito equipas
O SC Braga começa na quinta-feira, às 18h45, a defesa do título da Taça da Liga de futebol, enfrentando o rival Vitória SC, num dos jogos de destaque dos quartos de final da edição 2024/25. Com um novo modelo competitivo, a prova está agora limitada a oito equipas, incluindo os seis primeiros classificados da I Liga e os dois primeiros da II Liga da última temporada. A mudança exclui várias equipas dos dois campeonatos profissionais, entre elas o Estoril Praia, finalista vencido da última edição.
Este encontro entre os dois principais clubes do Minho promete emoção, pois será o terceiro duelo entre ambos na Taça da Liga, com um saldo histórico de uma vitória para o SC Braga e um empate. No entanto, o Vitória SC já venceu esta época em Braga por 2-0 para a I Liga, o que adiciona mais competitividade ao confronto.
O vencedor deste jogo enfrentará nas meias-finais o Benfica, recordista da prova com sete títulos, ou o Santa Clara, que garantiu a vaga por ser campeão da II Liga. O Benfica recebe o Santa Clara na quarta-feira no Estádio da Luz, onde busca recuperar um troféu que escapa desde 2015/16.
A edição desta Taça da Liga inicia-se na terça-feira com o Sporting, líder invicto da I Liga, a defrontar o Nacional, também apurado pela II Liga. Esta será a primeira vez que se encontram na competição, e o Sporting tentará manter o histórico positivo em casa, onde venceu os últimos seis jogos consecutivos.
O FC Porto, campeão da Taça da Liga em 2022/23, enfrentará o Moreirense, campeão de 2016/17, no último jogo dos quartos de final. Em 2016/17, o Moreirense surpreendeu ao vencer o Porto por 1-0 em casa, mas os dragões mantêm um registo invicto contra os minhotos no seu estádio.
A fase final da Taça da Liga, a ‘final four’, está marcada para Leiria, de 7 a 11 de janeiro, e promete emoção com cinco dos clubes campeões da prova ainda em competição.