A docente assume o cargo para o triénio 2024/2027, sucedendo a Esperança do Gago
A professora Ana Paula Macedo toma posse esta quarta-feira como presidente da Escola Superior de Enfermagem (ESE) da Universidade do Minho (UMinho). A cerimónia de tomada de posse ocorre às 10:00 no auditório da ESE, localizado no campus de Gualtar, em Braga, e contará com a presença do reitor Rui Vieira de Castro.
Ana Paula Macedo sucede no cargo a Esperança do Gago e terá como vice-presidentes os professores Odete Sofia de Araújo e Rui Pereira para o triénio 2024/2027. A nova presidente da ESE é licenciada em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Católica, doutorada em Educação – Organização e Administração Escolar pela UMinho e pós-doutorada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Brasil.
Com 27 anos de carreira docente na ESE-UMinho, Ana Paula Macedo tem um vasto percurso académico e científico, tendo coordenado pós-graduações e projetos de investigação, além de ter sido presidente da escola entre 2017 e 2021. A professora é autora de mais de 50 artigos científicos, uma dezena de capítulos de livros e do livro “Supervisão em Enfermagem: construir as interfaces entre a escola e o hospital”. Também foi laureada com o “Droesbeke Caring Award”, da Associação Internacional do Cuidar Humano, nos Estados Unidos.
A Escola Superior de Enfermagem da UMinho é uma referência nacional e internacional na área da Enfermagem, sendo premiada por várias organizações, como o Conselho Ibero-Americano em Honra da Qualidade Educativa e a Organização das Américas para a Excelência Educativa. Desde a sua criação em 1912, a escola tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento científico e técnico da área, oferecendo cursos de licenciatura, mestrado e programas de formação contínua.
Este novo ciclo de liderança da ESE-UMinho surge num momento de continuidade e inovação, com o foco na excelência educacional e na promoção da investigação científica.