Laurentino Dias, anuncia Candidatura à Presidência do Comité Olímpico de Portugal

Antigo secretário de Estado do Desporto quer liderar o COP no ciclo 2025-2029, com enfoque na continuidade do legado de credibilidade e na valorização social do desporto

Laurentino Dias, antigo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, anunciou hoje a sua intenção de se candidatar à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP) para o próximo ciclo olímpico, de 2025 a 2029. Aos 70 anos, o jurista de Fafe apresentou a sua candidatura através de um comunicado enviado à Lusa, destacando a importância de uma liderança que mantenha e desenvolva o trabalho feito pelo anterior presidente, José Manuel Constantino.

Dias, que liderou a pasta do Desporto nos governos de José Sócrates entre 2005 e 2011, reconheceu o desafio que será suceder a Constantino, cuja gestão deu ao COP “altos níveis de credibilidade e prestígio”. “O processo eleitoral deverá ser profundo nas ideias, sereno no debate e rico na participação, para que a escolha recaia na proposta que melhor sirva os desígnios do desporto nacional”, afirmou.

O antigo deputado do Partido Socialista, que serviu na Assembleia da República por Braga de 1987 a 2015, sublinhou a sua determinação em apresentar um projeto que una o movimento desportivo nacional. “Aqueles que pretendem contribuir para o sucesso do desporto em Portugal devem fazê-lo de forma transparente e pública. Esse projeto deve recolher o apoio e empenhamento das federações desportivas, representando-as de forma responsável”, frisou Laurentino Dias.

Com uma carreira marcada por uma relação próxima com o desporto, Laurentino recordou o seu passado como atleta de voleibol na Académica, Francisco da Holanda e AD Fafe, e ainda como dirigente desportivo. Além disso, destacou o seu papel na Federação Portuguesa de Voleibol e no Conselho de Desporto da Académica de Coimbra.

A sua candidatura pretende dar prioridade à discussão de estratégias e à definição de objetivos claros para o COP, em colaboração com federações, atletas, treinadores e outros agentes desportivos. “Acredito na promoção de um diálogo aberto sobre as prioridades do COP, valorizando o papel do movimento olímpico na responsabilidade social do desporto e reforçando a cooperação com autoridades públicas”, acrescentou.

Laurentino Dias enfatizou que esta candidatura não é uma ambição pessoal, mas um compromisso coletivo. “Será uma candidatura que visa mobilizar o movimento desportivo de forma voluntária e responsável, com uma gestão marcada pela paixão pelo desporto, mas também por uma estruturação pragmática”, concluiu.

Até ao momento, Laurentino Dias é o primeiro a declarar formalmente a intenção de se candidatar, mas espera-se que José Manuel Araújo, atual secretário-geral do COP, também entre na corrida. As eleições para o organismo olímpico deverão ocorrer no primeiro trimestre de 2025, após a liderança interina de Artur Lopes, que assumiu o cargo após o falecimento de José Manuel Constantino em agosto.