Mariana Machado e Manuel Gomes entre os grandes vencedores de uma celebração dedicada ao desporto universitário

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), em conjunto com a Universidade do Minho, celebrou na segunda-feira uma das mais prestigiadas noites dedicadas ao desporto universitário: a XXII Gala do Desporto. A cerimónia, que homenageou as conquistas nacionais e internacionais da época 2022/23, viu o Kickboxing ser a modalidade mais galardoada, arrecadando troféus nas categorias de Treinador do Ano e Atleta Percurso Desportivo.

A administradora dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), Alexandra Seixas, deu início à gala com um discurso entusiasta, elogiando os atletas da academia pelas suas conquistas impressionantes. Seguiu-se Margarida Isaías, presidente da AAUMinho, que destacou o desafio crescente do abandono desportivo por parte dos estudantes ao ingressar no ensino superior. No entanto, frisou os esforços da associação para combater esta realidade.

Isaías congratulou os atletas da UMinho pelo impressionante total de 80 medalhas (32 de ouro, 23 de prata e 25 de bronze), resultados que garantiram o segundo lugar no ranking nacional de medalhas. Também criticou a diminuição do apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que reduziu o financiamento em 10 mil euros, apesar do investimento significativo de 300 mil euros por parte da AAUMinho.

Na categoria de Treinador do Ano, Manuel Gomes, treinador de Kickboxing, foi o grande vencedor. Sob a sua liderança, os atletas conquistaram sete medalhas de ouro e o troféu coletivo, destacando-se perante os outros nomeados: Alexandre Oliveira (Basquetebol), Eduardo Fernandes (Andebol), Maria Mimosa (Natação) e Pedro Holstein (Futsal).

Mariana Machado, campeã mundial universitária nos cinco mil metros, conquistou o prémio de Atleta Feminina do Ano, superando adversárias de alto nível como Magda Ferreira (Voleibol), Nádia Gonçalves (Andebol), Raquel Dantas (Basquetebol) e Rita Fernandes (Orientação). Emocionada, Mariana destacou o feito como o “ponto mais alto da carreira” e felicitou os colegas por manterem uma carreira dual de sucesso.

No campo masculino, Luiz Alexandre, atleta de Kickboxing, foi galardoado após se destacar tanto no plano desportivo como académico, com o título de campeão nacional universitário e uma medalha de bronze no Europeu. Os outros nomeados incluíam Diogo Rosário (Atletismo), João Noivo (Basquetebol), José Silva (Andebol) e Rafael Simões (Natação).

A categoria de Atleta Percurso Desportivo foi vencida por Sofia Oliveira, também de Kickboxing. Invencível em Portugal e medalhista internacional, Sofia completou a sua jornada académica com uma série de feitos desportivos notáveis. André Gomes (Basquetebol), Catarina Ribeiro (Voleibol), Eva Monteiro (Voleibol) e Nuno Castro (Voleibol) eram os outros finalistas.

A cerimónia contou ainda com a presença de Vítor Dias, representante regional do IPDJ, que celebrou o sucesso dos atletas e elogiou a dedicação da Universidade do Minho e da AAUMinho. O reitor Rui Vieira de Castro encerrou a gala destacando a importância do desporto na academia e o orgulho que os atletas trazem à instituição, sublinhando que um terço dos membros da comunidade académica está envolvido nas atividades desportivas da universidade.