Centro de Emprego registou menos 88 desempregados no penúltimo mês do ano, enquanto nível nacional apresentou subida de 3,3%

O mês de novembro trouxe uma descida no número de desempregados em Guimarães, com 6.688 pessoas inscritas no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), menos 88 do que no mês anterior, o que representa uma redução de 1,3%. O desemprego fixou-se assim em 8,5% no concelho, numa inversão face à tendência de outubro.

Análise do desemprego em Guimarães

Embora tenha havido uma redução face a outubro, em comparação com novembro de 2023, Guimarães registou um ligeiro aumento de 0,9% no número de desempregados, com mais 58 pessoas inscritas do que no período homólogo, quando havia 6.580 desempregados.

Do total de inscritos em novembro de 2024, 537 pessoas procuram o primeiro emprego, enquanto 6.151 estão à procura de regressar ao mercado de trabalho. Em termos de género, o desemprego feminino continua mais elevado, com 3.919 inscritas, contrastando com 2.769 homens.

Quanto ao tempo de inscrição, 3.993 pessoas estão à procura de emprego há menos de um ano, enquanto 2.695 já enfrentam um período de desemprego superior a um ano.

Contraste com a tendência nacional

A descida do desemprego em Guimarães contraria a tendência registada a nível nacional, onde os dados do IEFP apontaram um aumento de 3,3% no número de inscritos em novembro de 2024 face ao mesmo mês de 2023, totalizando 322.548 pessoas. Também em relação ao mês anterior (outubro), o número de desempregados subiu 3,2% no país.

Esta redução em Guimarães demonstra sinais positivos de recuperação no mercado de trabalho local, ainda que o desemprego continue acima dos valores registados no mesmo período do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here