Nova estrutura visa melhorar a colaboração entre as forças de segurança de Portugal e Espanha

Foi inaugurado, na quinta-feira, o novo Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) de Tui/Valença, localizado na cidade espanhola de Tui, com o objetivo de reforçar a segurança pública e melhorar a colaboração entre os dois países no domínio da segurança. Este centro vem substituir a antiga sede operacional que estava em funcionamento desde 2008.

A inauguração foi um marco importante na relação de cooperação policial entre Portugal e Espanha. A autarquia de Valença destaca que este passo visa consolidar a colaboração bilateral e contribuir para o desenvolvimento e bem-estar dos cidadãos de ambas as nações.

O novo CCPA está dotado de tecnologia avançada, como a plataforma SIENA da Europol, que facilita a troca segura e eficiente de informações entre as agências de segurança pública dos dois países. Esta tecnologia permitirá uma comunicação mais eficaz entre os agentes de segurança, promovendo uma resposta mais ágil a situações de risco e melhorando a cooperação internacional.

Os Centros de Cooperação Policial e Aduaneira são estruturas de intercâmbio de informações e apoio operacional, tanto no controlo de fronteiras como nas atividades aduaneiras e de segurança, especialmente em zonas fronteiriças.

Do lado português, o CCPA de Tui envolve a Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Marítima, Polícia Judiciária, Direção-Geral das Alfândegas e Impostos Especiais sobre o Consumo, entre outras autoridades competentes. Do lado espanhol, participam o Corpo Nacional da Polícia, a Guarda Civil, o Departamento de Alfândega e impostos Especiais da Agência Estatal de Administração Tributária e outras autoridades competentes.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de autoridades de ambos os países, incluindo o ministro do Interior de Espanha, Fernando Grande-Marlaska, e a ministra da Administração Interna de Portugal, Margarida Blasco, além de outros representantes das autarquias de Tui e Valença, destacando a importância deste centro para a segurança e cooperação transfronteiriça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here