Documento será analisado por ministros da Saúde e da Educação para identificar estratégias de desenvolvimento

O Governo recebeu hoje o relatório final da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou as Unidades Locais de Saúde Universitárias (ULSU). O documento, entregue um dia antes do prazo estabelecido, será agora analisado pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

Presidida por Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, a CTI foi criada em setembro de 2024 para estudar o modelo atual de funcionamento das ULSU, avaliando a sua relação com o ensino da medicina, a formação e a investigação. A comissão foi encarregada de identificar os desafios estratégicos das ULSU e o seu potencial de desenvolvimento, especialmente no contexto da articulação com os centros académicos clínicos.

O relatório apresenta recomendações estratégicas que visam o desenvolvimento das ULSU, e o Governo agora deverá considerar essas propostas, especialmente no que toca à configuração, organização e gestão dessas unidades. O objetivo é reponderar o posicionamento estratégico das unidades mais complexas e as que integram hospitais universitários, nas suas vertentes assistenciais, de ensino e investigação.

A comissão foi composta por 18 especialistas de diversas áreas, incluindo ensino médico, gestão de saúde, investigação científica e formação profissional, representando todas as escolas médicas e hospitais universitários do país.

O Governo comprometeu-se a reavaliar o modelo de integração das ULS na rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com especial foco na criação de uma estrutura mais alinhada com as necessidades de ensino e investigação, tendo em vista a melhoria do serviço prestado à população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here