Serviço registou mais de 500 mil atendimentos num mês
A Linha SNS 24 atingiu um novo recorde em janeiro de 2025, com mais de 500 mil chamadas atendidas, anunciou Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Durante uma audição na comissão parlamentar de Saúde, Sandra Cavaca destacou o crescimento da procura pelo serviço, revelando que em 2024 foram atendidas 3,5 milhões de chamadas, com um tempo médio de espera de três minutos.
Apesar do reforço da capacidade de resposta, que quase duplicou face a 2023, a responsável admitiu que ainda há situações pontuais de tempos de espera elevados, especialmente em períodos de maior procura, como no Natal, quando o tempo médio chegou aos nove minutos.
Além da Linha SNS 24, a Linha SNS Grávida, criada em junho de 2024, já triou 94 mil mulheres, com 16 mil encaminhamentos para cuidados primários.
O projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que permite o agendamento de consultas nos cuidados primários, possibilitou 340 mil marcações, correspondendo a uma média de 500 agendamentos diários.