Evadidos foram detidos em Alicante, completando a captura dos cinco fugitivos
Os últimos dois dos cinco evadidos da prisão de Vale de Judeus, a 7 de setembro de 2024, foram recapturados esta quinta-feira em Alicante, Espanha, confirmou a Polícia Judiciária (PJ) ao Notícias ao Minuto, após a notícia avançada pela CNN Portugal.
De acordo com os inspetores, Rodolfo José Lohrmann, de 59 anos, e Mark Cameron Roscaleer, de 35, estavam juntos e foram detidos pela Polícia Nacional espanhola, após um “persistente e ininterrupto trabalho de recolha e troca de informação” entre as forças de segurança dos dois países.
A PJ vinha recolhendo informações desde a fuga, que permitiram localizar os evadidos no sul de Espanha. Rodolfo José Lohrmann, cidadão argentino, tem uma extensa carreira criminal envolvendo crimes de associação criminosa, branqueamento, roubo a banco, detenção de arma proibida, falsificação de documentos e furto qualificado. Cumpria uma pena de prisão de 20 anos desde 16 de novembro de 2016.
Mark Cameron Roscaleer, cidadão britânico, está referenciado por crimes de roubo com arma de fogo e sequestro. Cumpria uma pena de prisão de nove anos desde 10 de maio de 2019.
Ambos os evadidos tinham mandados de detenção internacional emitidos pela autoridade judiciária competente e estavam incluídos na lista de notícias vermelhas da Interpol.
Fábio Loureiro, conhecido como ‘Terror do Algarve’, foi o primeiro dos cinco fugitivos a ser capturado, em outubro de 2024, um mês após a fuga, em Marrocos. Em novembro, Fernando Ribeiro, de 61 anos, foi recapturado em Trás-os-Montes pela PJ. Em dezembro, Shergili Farjiani, um georgiano de 40 anos, foi detido em Itália.