Pró-Reitor da UMinho Integra Novo Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica

Manuel João Costa toma posse esta sexta-feira em Lisboa

O pró-reitor da Universidade do Minho (UMinho) para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, tomará posse esta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, como membro do recém-criado Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES). A cerimónia decorre em Lisboa, reunindo os 25 especialistas nacionais e internacionais que integram este novo órgão.

Criado no final de 2024, o CNIPES é um órgão independente e colegial, com funções consultivas junto do Governo, tendo como missão fomentar a inovação pedagógica e a formação no ensino superior. O objetivo passa por melhorar a qualidade do ensino e promover o sucesso e bem-estar das comunidades académicas em Portugal.

Em declarações aos canais oficiais da UMinho, Manuel João Costa destacou o potencial do CNIPES para “fomentar uma cultura inclusiva, inovadora e cooperativa que maximize o desenvolvimento e o sucesso de todos os estudantes”. O professor associado da Escola de Medicina da UMinho considera ainda que o conselho pode atuar como um “motor de transformação institucional”, fortalecendo o sistema de ensino superior e impulsionando mudanças que promovam maior sucesso académico e bem-estar.

O pró-reitor acredita que o CNIPES terá um papel estratégico no ensino superior português, reunindo os sete Centros Interinstitucionais de Inovação Pedagógica. Além disso, espera que este órgão se torne um fórum de referência, consolidando e partilhando conhecimento pedagógico entre as diversas instituições.

A tomada de posse decorre às 14h30 e marcará o início das atividades do CNIPES, que promete trazer novas abordagens e estratégias para o ensino superior em Portugal.