Projeto contempla a construção de 32 novas habitações a custos controlados e a reabilitação de 50 casas sociais. Intervenção integra arruamentos, espaços verdes e infraestruturas modernizadas.
O Bairro da Imaculada Conceição, em Troviscoso, no concelho de Monção, vai ser alvo de uma profunda transformação urbana, com um investimento total de 5,2 milhões de euros. A intervenção prevê a reabilitação de 50 habitações sociais existentes e a construção de 32 novas casas a custos controlados, informou esta quarta-feira a autarquia em comunicado.
A montagem do estaleiro para dar início às obras de construção das novas habitações e respetiva urbanização já teve início. Esta fase representa um investimento de 3,6 milhões de euros e prevê a edificação de sete lotes de habitação unifamiliar, bem como a demolição de dois edifícios pré-fabricados, datados de 1976, atualmente degradados.
Além das novas casas, o projeto inclui arruamentos, passeios arborizados, estacionamento público e espaços verdes, melhorando substancialmente a qualidade de vida da população local. A intervenção contempla ainda o prolongamento da Rua Fernão Magalhães, criando ligação à Rua Aristides de Sousa Mendes, numa importante melhoria ao nível da acessibilidade ao centro urbano a partir da EN202.
Reabilitação de 50 habitações sociais
Paralelamente à nova construção, o município está a avançar com a reabilitação das 50 casas sociais já existentes no bairro, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, inserido na sua Estratégia Local de Habitação.
As obras de requalificação abrangem a reparação e pintura de paredes interiores e exteriores, a instalação de tetos falsos, substituição de pavimentos, caixilharias, portas e sanitários, além da manutenção das redes de água, eletricidade e saneamento. Em habitações com necessidade, será também implementada rede de gás natural.
Segundo a autarquia, algumas das casas estão devolutas, enquanto outras apresentam níveis distintos de conservação, pelo que a intervenção será feita de forma diferenciada, consoante o estado de cada habitação.
A Câmara Municipal de Monção sublinha que a criação de mais habitação social e acessível é uma prioridade estratégica para dar resposta às necessidades habitacionais da população e promover a coesão social no concelho.