Autarquia alerta que obra não eliminará congestionamento, mas trará melhorias significativas

O Nó de Infias, um dos principais pontos de congestionamento viário de Braga, deverá ver a sua requalificação concluída no início de 2027, segundo o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio. Apesar da importância da obra, o autarca sublinha que esta não será uma solução milagrosa para eliminar o trânsito na cidade.

“Não vai resolver em definitivo a questão do trânsito na cidade nem coisa que se pareça. Tudo contribui, mas nada resolve de per si”, afirmou Ricardo Rio na reunião do executivo municipal.

O projeto prevê a redução de 98% do tráfego automóvel, menos quatro quilómetros de filas de trânsito, mais segurança, menos ruído e uma fluidez de 95% nas horas de ponta. Estes dados, provenientes do estudo técnico de tráfego, foram contestados pelo vereador socialista Artur Feio, que ironizou se os carros iriam simplesmente desaparecer.

Na reunião, foi aprovado o acordo de gestão entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e o Município de Braga para o avanço da obra. O PS optou pela abstenção, enquanto a CDU votou a favor, defendendo que a solução para o trânsito passa também pela construção da Variante do Cávado e pelo funcionamento do BRT (metrobus).

Viaduto de 220 metros para facilitar tráfego

A empreitada, com um prazo de execução de 18 meses, inclui a construção de um viaduto bidirecional de 220 metros de extensão e 12 metros de largura, permitindo ligações diretas e sem conflitos nos eixos norte/este e oeste/norte.

Após anos de impasse, Ricardo Rio acusa a Infraestruturas de Portugal de falta de vontade política para avançar com o projeto, que considera essencial para melhorar a circulação na cidade. No entanto, reforça que não será uma solução definitiva para os problemas de tráfego em Braga, mas um passo significativo para a sua mitigação.

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