Gorby garante triunfo sofrido e minhotos pressionam FC Porto
O SC Braga conquistou um suado, mas justo triunfo sobre o Nacional (1-0), esta sexta-feira, na 23.ª jornada da I Liga, subindo provisoriamente ao terceiro lugar da tabela classificativa.
O único golo da partida foi apontado por Gorby, aos 37 minutos, após assistência de Roger, permitindo aos bracarenses regressar às vitórias depois do empate frente ao Vitória SC na jornada anterior.
Com este resultado, o Braga soma agora 47 pontos, ultrapassando o FC Porto (46), que só joga na segunda-feira contra o Vitória de Guimarães.
O Braga entrou forte e, logo aos 4 minutos, Roger teve uma oportunidade flagrante, mas viu o guarda-redes Zé Vítor negar o golo. Pouco depois, Gharbi atirou ao poste, num sinal de perigo iminente dos minhotos.
Apesar do domínio bracarense, o Nacional equilibrou momentaneamente e só voltou a sofrer real perigo aos 37 minutos, quando, após um canto, Roger cruzou para Gorby, que finalizou de primeira e fez o único golo do jogo.
Antes do intervalo, o Nacional ainda assustou com um remate perigoso de Dudu, mas Hornicek respondeu com uma grande defesa.
Na segunda parte, o ritmo de jogo baixou bastante. O Braga adotou uma postura mais defensiva, enquanto o Nacional teve mais posse de bola, mas não criou oportunidades claras de golo. O resultado manteve-se inalterado, garantindo três pontos valiosos para os minhotos.
Próximos desafios
O SC Braga agora espera pelo resultado do FC Porto, que joga na segunda-feira contra o Vitória SC. Se os dragões não vencerem, os minhotos manterão o terceiro lugar na tabela.
Já o Nacional, que continua em luta pela permanência, terá de procurar pontos nas próximas jornadas para evitar a descida.
Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (1-0) sobre o Nacional da Madeira:
«Fizemos uma entrada fortíssima no jogo, em 3 ou 4 minutos podíamos ter marcado em três ou quatro oportunidades flagrantes. Depois houve uma reação do Nacional, mas reagimos. Por vezes é preciso dar dois metros para chegar ao segundo golo, mas ao dar um para a frente a equipa não quer ceder uma trás para não sofrer. O segundo golo podia ter surgido, tivemos vários momentos de definição em que podia ter sido diferente. Se tivéssemos feito o segundo a equipa ia soltar-se, não entrou, mas a equipa manteve-se organizada, coletiva, muita organização, muita vontade de não perder, vontade de ganhar, e há jogos que se ganham assim. Triunfo que não sofre contestação».
[Equipas mais resultadista nesta fase?] «Temos as pedras ao nosso dispor, um adversário para defrontar. Vamos para cada jogo com uma estratégia para vencer, por isso é que em sete jogos vencemos seis e empatámos um. Se poderia ser melhor em qualidade aqui e ali? Poderia, mas a equipa não está a sofrer golos, está a marcar e a fazer o seu caminho. Acima de tudo queremos ganhar jogos, sem dúvida».
«Se fizermos um historial vemos que os resultados são nivelados, não há grandes diferenças. O campeonato está um pouco assim, há muita disputa, muita entrega, as equipas têm qualidade e o ponto está difícil. Tem de ser esse o caminho, ficava triste se não tivesse marcado e se tivesse sofrido. Podíamos e devíamos ter marcado mais, tivemos oportunidades claras, mas de certa forma até seria injusto para o trabalho da Nacional».
Declarações de Tiago Margarido, treinador do Nacional da Madeira, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (1-0) frente ao Sp. Braga:
«Sabíamos de antemão que íamos defrontar um Braga fortíssimo, numa fase de ascensão. Nos últimos dezoito pontos possíveis conquistou dezasseis. Os erros na primeira fase de construção. Os erros iniciais tiveram a ver com a circulação rápida de bola, numa relva rápida. Mas, depois de ganhar confiança a equipa foi crescendo, teve momentos interessantes, mas no momento de chegada à área estávamos a travar e voltávamos para trás. É algo que temos de corrigir e melhorar, corrigimos algumas coisas ao intervalo».
[Podia ter feito mais?] «Na primeira parte temos um remate do Dudu, outro do Penha e um corte da defensiva do Braga, são três aproximações na primeira parte que podiam ter dado golo, se tivéssemos um pouco de felicidade. Na segunda parte tentamos ser mais audazes, jogámos com dois avançados, a equipa tentou de tudo, deixamos o jogo em aberto até ao fim»
Ficha de jogo
Jogo no Estádio Municipal de Braga.
SC Braga – Nacional, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcador
1-0, Gorby, 37 minutos.
Equipas
– SC Braga: Hornicek, Victor Gómez (João Ferreira, 90+3), Paulo Oliveira, Arrey-Mbi, Chissumba, Gorby, João Moutinho (Diego Rodrigues, 75), Gharbi (Gabri Martínez, 69), Roger, Ricardo Horta (Racic, 75) e El Ouazzani.
(Suplentes: Tiago Sá, Robson Bambu, João Ferreira, Adrián Marín, Diego Rodrigues, Racic, João Vasconcelos, Gabri Martínez e Yan Said).
Treinador: Carlos Carvalhal.
– Nacional: Lucas França, Ulisses Rocha, Matheus Dias, Zé Vítor, Gustavo Garcia, Luís Esteves (Dyego Sousa, 85), Bruno Costa (Paulinho, 46), Appiah, Dudu, Fuki (Isaac, 46) e Daniel Penha (Laabidi , 65).
(Suplentes: Rui Encarnação, João Aurélio, Léo Santos, André Sousa, Laabidi, Isaac, Paulinho, Rúben Macedo e Dyego Sousa).
Treinador: Tiago Margarido.
Árbitro: Cláudio Pereira (Aveiro).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Matheus Dias (70), Racic (77) e Laabidi (79).
Assistência: 7.872 espetadores.































