Cursos em regime b-learning e pós-laboral decorrem entre março e junho
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforça a sua aposta na formação docente com quatro novas formações microcredenciadas, centradas na inclusão, acessibilidade e diversidade educativa. Os cursos, cujas candidaturas já estão abertas, realizam-se entre março e junho, em regime b-learning e pós-laboral, permitindo maior flexibilidade para os professores que pretendam aprofundar conhecimentos nestas áreas.
Integradas no âmbito do PRR-Baits-IPVC, as formações destinam-se a educadores de infância, professores do ensino básico e secundário profissionalizados, assim como a licenciados nas áreas da educação, social ou saúde. Os cursos abordam desafios fundamentais da prática pedagógica contemporânea, preparando os docentes para um ensino mais inclusivo e adaptado às necessidades dos alunos.
Quatro formações para um ensino mais inclusivo
Os cursos disponíveis são:
- Educação em Contextos Multiculturais – Explora estratégias para uma educação mais inclusiva, respeitando e valorizando a diversidade cultural e promovendo práticas pedagógicas interculturais.
- Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade – Aborda o uso de tecnologias assistivas para facilitar a comunicação e aprendizagem, capacitando os docentes para integrar ferramentas digitais no ensino.
- Trajetórias (In)Adaptativas do Desenvolvimento – Analisa os processos de desenvolvimento infantil e juvenil, fornecendo estratégias baseadas na evidência para apoiar alunos com diferentes percursos de aprendizagem.
- Transição para a Vida Pós-Escolar – Foca-se no apoio à transição de alunos com necessidades especiais para a vida adulta, incentivando a autonomia, a autodeterminação e a inclusão no mercado de trabalho e na comunidade.
Com um forte compromisso na formação de professores, o IPVC continua a promover uma escola mais equitativa e acessível, capacitando os docentes para enfrentar os desafios da diversidade no ensino. As candidaturas decorrem online.