Iniciativa PatENT promove inclusão e empregabilidade em seis países.

A Universidade do Minho (UMinho), através da TecMinho, está a impulsionar o empreendedorismo entre jovens migrantes, fortalecendo a sua empregabilidade e inclusão social. O projeto, chamado PatENT, é desenvolvido em parceria com seis países e conta com o apoio do Programa Erasmus+ da União Europeia. Os resultados desta iniciativa, que ao longo de dois anos ofereceu cursos, materiais online, intercâmbios e até um documentário, serão apresentados este sábado, 8 de março, às 14h30, na Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, no Porto.

Ana Dias, gestora do PatENT e responsável de e-learning da TecMinho, realça o impacto do projeto: “Estamos a encorajar jovens migrantes a traçarem o seu caminho, com apoio na criação e gestão de empresas, registo de patentes e promoção de empreendedorismo dentro das suas comunidades”. O PatENT envolveu jovens de 18 a 30 anos de diversas origens, desenvolvendo também programas intensivos para profissionais e organizações que atuam com este público.

Além de criar seis centros de formação – um em cada país parceiro, como o de Guimarães em Portugal –, o consórcio produziu um documentário inspirador com 12 histórias de jovens migrantes de países como Egito, Ucrânia, Cuba e Uganda. Este filme de 40 minutos destaca os desafios, aprendizados e sucessos de empreendedores que se estabeleceram em contextos variados, incluindo Portugal, Alemanha e Estónia.

A sessão final contará com testemunhos, debates, apresentação de programas de financiamento e networking entre migrantes, representantes institucionais e académicos, reforçando a importância do projeto para o futuro da inclusão e do empreendedorismo na Europa.