A AGERE, empresa municipal de Braga, entregou hoje três novas varredoras elétricas para reforçar a limpeza pública em 14 freguesias do concelho, incluindo Gualtar, Palmeira, Lamaçães e Lomar.
O investimento visa aumentar a eficiência dos serviços, melhorar o espaço público e reduzir a pegada carbónica, enquadrando-se na estratégia de descarbonização da AGERE, que já conta com uma frota de 40 equipamentos elétricos. A cerimónia de entrega, realizada na Junta de Freguesia de Palmeira, contou com a presença do presidente da Câmara, Ricardo Rio, e representantes das freguesias.
Alexandra Roeger, presidente da AGERE, destacou que cada máquina será operada por uma cantoneira, sublinhando que “a aposta em veículos elétricos é uma prioridade desde 2018”, com investimentos que totalizam 1,3 milhões de euros até agora, e mais 1,2 milhões previstos até 2027.
Para responder a críticas de freguesias não urbanas sobre alegadas falhas na varredura, a AGERE anunciou o lançamento, já em abril, de uma Plataforma Informática que permitirá aos autarcas verificar em tempo real as ações de limpeza efetuadas, horários e locais abrangidos, podendo ainda solicitar novas intervenções.
Com esta iniciativa, a AGERE reforça o compromisso de garantir uma cidade mais limpa, moderna e sustentável.