IPMA alerta para agravamento do estado do tempo com vento forte e precipitação

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta para o agravamento das condições meteorológicas devido à depressão Laurence, que afetará Portugal a partir de domingo, 16 de março.

Embora os efeitos mais intensos da tempestade sejam sentidos no domingo e na segunda-feira, o Minho poderá enfrentar uma fase mais chuvosa na quarta-feira, dia 19, com previsão de precipitação forte e vento intenso devido a uma nova frente atmosférica.

A tempestade Laurence, nomeada pela Delegação Regional dos Açores do IPMA, deslocar-se-á para leste e atravessará o território continental na segunda-feira, provocando chuva intensa no Sul e precipitação moderada a norte. No Minho, espera-se chuva a partir das 03:00 de segunda-feira, prolongando-se até à tarde.

Além da precipitação, a agitação marítima aumentará significativamente, sobretudo a sul do Cabo Mondego, onde as ondas poderão atingir entre 5 e 7 metros, justificando um aviso laranja.

A Serra da Estrela poderá registar neve com acumulados significativos, sendo possível também alguma queda de neve no Nordeste Transmontano na madrugada de segunda-feira.

O IPMA sublinha que a trajetória da tempestade ainda apresenta incertezas, recomendando o acompanhamento regular das atualizações meteorológicas.