Projeto “Trajetos Comunicantes” promove declamação de obras literárias nos transportes públicos de Braga

Arrancou hoje o projeto “Trajetos Comunicantes”, iniciativa integrada na programação de Braga Capital Portuguesa da Cultura 2025. Durante os próximos seis meses, passageiros dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) poderão ouvir declamações de obras literárias a bordo de dois autocarros em rotas distintas.

A curadoria do projeto está a cargo de Luís Pinto, que destacou a intenção de transformar momentos rotineiros em experiências culturais partilhadas. “Queremos contrariar o isolamento, promovendo um momento coletivo de reflexão e descoberta”, explicou. Para isso, as leituras serão transmitidas por altifalantes, evitando a individualização através de auriculares.

Joana Meneses Fernandes, administradora da Faz Cultura, sublinhou que a iniciativa nasceu da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura e pretende reforçar a ligação entre cultura e mobilidade urbana. Já Sandra Cerqueira, administradora-executiva dos TUB, realçou a importância de espalhar a cultura pela cidade, tornando-a acessível no quotidiano dos bracarenses.