Partido mantém principais figuras como cabeças de lista nas eleições de maio
O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, será novamente o cabeça de lista do partido pelo círculo eleitoral de Braga nas eleições legislativas de 18 de maio. A decisão foi anunciada esta terça-feira, num comunicado onde a Comissão Executiva da IL revelou a lista de candidatos que serão submetidos a votação no Conselho Nacional, a realizar no próximo domingo, em Braga.
Rui Rocha, natural da cidade, volta assim a liderar a candidatura liberal no distrito, depois de o ter feito nas legislativas de 2022 e 2024, conseguindo sempre a eleição. A nível nacional, o partido aposta na continuidade das suas principais figuras nos círculos eleitorais mais relevantes, com Mariana Leitão, atual líder parlamentar da IL e candidata às presidenciais de 2026, a encabeçar a lista por Lisboa.
Continuidade e reforço da identidade liberal
Além de Rui Rocha e Mariana Leitão, o partido confirmou que Carlos Guimarães Pinto, antigo líder da IL e deputado, será novamente cabeça de lista pelo Porto, cargo que ocupou nas duas últimas eleições. Também Joana Cordeiro, membro da Comissão Executiva, manterá a liderança da candidatura por Setúbal, e Mário Amorim Lopes repetirá o lugar de número um por Aveiro.
A IL aposta ainda em André Abrantes Amaral para encabeçar a lista por Leiria. Amaral, que já assumiu o cargo de deputado temporariamente este ano, substituindo Bernardo Blanco, tentará agora a eleição direta.
Os restantes cabeças de lista incluem Manuel Lemos (Castelo Branco), Daniel Viegas (Faro), Ana Moura (círculo da Europa) e Christian Höhn (círculo fora da Europa).
Campanha com o lema “Acelerar Portugal”
A IL anunciou que o mote da sua campanha será “Acelerar Portugal”, defendendo medidas para impulsionar a economia, modernizar o Estado e recuperar a confiança nas instituições.
Nas eleições legislativas de 2024, já sob a liderança de Rui Rocha, o partido alcançou 5,08% dos votos, garantindo a manutenção dos seus oito deputados no Parlamento. Com esta nova estratégia, a IL pretende consolidar a sua posição e reforçar a representação parlamentar.