A Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação aposta na tradição, inovação e sustentabilidade
A 57.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação abre portas de 3 a 6 de abril, no Forum Braga, esperando atrair mais de 50 mil visitantes. O evento conta com 230 expositores, 101 marcas representadas, 30 showcookings, 20 seminários e nove concursos pecuários, incluindo um dedicado às galinhas autóctones. Com um programa reforçado, a feira alia tradição e inovação, promovendo a excelência dos produtos locais e o futuro do setor agrícola.
Showcookings e gastronomia local em destaque
A AGRO 2025 coloca a gastronomia em evidência, com um espaço de showcookings dinâmico e interativo, promovendo a qualidade e diversidade dos produtos locais. Durante os quatro dias do evento, 22 entidades – entre municípios, escolas profissionais e empresas – realizam 30 momentos de demonstração culinária, envolvendo alunos da Profitecla e da Escola Profissional de Braga (EPB).
Haverá também harmonizações com vinhos e produtos locais, em parceria com a Cavagri – Cooperativa Agrícola do Alto Cávado. Uma novidade desta edição é a “happy hour”, um momento descontraído de networking e degustação, que acontece na sexta-feira, às 18h00.
Debates e formação: 20 seminários sobre o futuro da agricultura
O programa de seminários volta a ser um dos pontos altos da feira, promovendo debates sobre temas fundamentais para o setor. Serão discutidos assuntos como cunicultura, agricultura de precisão, competitividade da floresta, pecuária do futuro e agricultura regenerativa.
Segundo Henrique Martins, coordenador de Feiras e Congressos do Forum Braga, os seminários representam uma plataforma de capacitação profissional, permitindo que os participantes adquiram conhecimentos atualizados e inovadores. Além disso, quem assistir a estas sessões terá entrada gratuita na feira.
Concursos pecuários com participação ativa de escolas profissionais
A AGRO 2025 estreia o 1.º Concurso Interescolas da Raça Holstein Frísia, envolvendo estudantes de escolas agrícolas de Ponte de Lima, Silva Nunes, Marco de Canaveses e Vagos. Além de competirem, os alunos assumirão a manutenção diária dos animais, reforçando a componente pedagógica do evento.
Outra novidade é o Concurso de Preparadores e Manejadores da Raça Holstein Frísia, onde os jovens demonstram as suas competências no manejo e apresentação de bovinos em ringue.
“A formação prática e o bem-estar animal são prioridades da AGRO”, afirma José Olímpio, diretor operacional da InvestBraga. 50 bovinos e 15 vacas leiteiras estarão em exposição, permitindo ao público acompanhar demonstrações de ordenha ao vivo.
Solidariedade: campanha de apoio à Ucrânia
A feira mantém o compromisso social com a campanha “AMA a Ucrânia”, uma ação solidária que visa recolher alimentos, produtos de higiene e medicamentos para envio ao país em guerra. A primeira edição, em 2024, permitiu o envio de um camião TIR carregado de bens essenciais. Este ano, a campanha decorre durante todo o mês de março e ao longo dos dias da feira.
Mobilidade e acesso facilitado
Para evitar congestionamento, os visitantes poderão utilizar os parques do Minho Center e do E.Leclerc, com autocarros gratuitos a cada 10 minutos. Nos dias 5 e 6 de abril, os Transportes Urbanos de Braga disponibilizam linhas especiais até ao recinto. Quem apresentar bilhete de autocarro na entrada beneficia de um desconto de 50% no ingresso.
Divulgação televisiva e radiofónica
A TV Agro e a Rádio Antena Minho farão a cobertura em direto do evento, garantindo uma maior projeção da feira a nível nacional. Concursos pecuários, showcookings e seminários serão transmitidos, ampliando o alcance da AGRO 2025.
AGRO 2025: um evento para todos
Com um programa abrangente e diversificado, a AGRO 2025 promete atrair tanto profissionais do setor como o público em geral. “Estamos a valorizar a agricultura, a inovação e a tradição, num evento que celebra o que de melhor se faz na região”, conclui Carlos Silva, administrador da InvestBraga.