Obras do BRT arrancam em Braga e avançam a grande velocidade

Novo sistema de transporte rápido promete revolucionar a mobilidade urbana

A cidade de Braga assiste ao avanço acelerado das obras do Bus Rapid Transit (BRT), um projeto inovador que visa modernizar e otimizar o sistema de transportes públicos no concelho. As duas primeiras linhas deste novo meio de transporte já estão em construção, com intervenções visíveis em várias áreas da cidade. Na freguesia de Ferreiros, por exemplo, já é possível observar estaleiros de obras e uma intensa movimentação que reflete o avançar da empreitada.

Como parte da inauguração simbólica deste projeto, três autocarros movidos a hidrogénio realizarão hoje, pelas 11 horas, um percurso de demonstração na futura estação de Ferreiros. O evento contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e de outras entidades envolvidas no projeto.

O sistema de BRT será um elemento central na reorganização da mobilidade urbana da cidade, funcionando como a “espinha dorsal” do transporte público em Braga. Esta infraestrutura será integrada à atual rede dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), assim como às redes intermunicipais das Comunidades Intermunicipais do Cávado e do Ave. Além disso, o BRT também se articulará com a rede nacional de transportes rodoviários, o sistema ferroviário e os meios de mobilidade suave, como as ciclovias e percursos pedonais.

Com esta aposta na modernização da mobilidade urbana, espera-se que o BRT contribua significativamente para a redução do tráfego automóvel, a melhoria da eficiência dos transportes e a diminuição da pegada carbónica da cidade.