Clube minhoto destaca experiência e projeto do candidato como fundamentais para o futuro do futebol profissional

O Sporting Clube de Braga anunciou o seu apoio à candidatura de José Gomes Mendes à presidência da Liga Portugal, sublinhando a sua experiência, projeto e equipa como fatores determinantes para os desafios do futebol profissional nos próximos anos.

Em comunicado enviado à agência Lusa esta quarta-feira, o clube liderado por António Salvador destacou que “o futebol profissional precisa de alinhar o poder político com os seus desafios”, apontando para questões essenciais como fiscalidade, seguros, apostas desportivas e captação de financiamento. Neste contexto, considera que a experiência de José Gomes Mendes é uma “evidente mais-valia”.

Um candidato com experiência na gestão de recursos

José Gomes Mendes, de 63 anos, apresenta-se com um projeto centrado na melhoria do jogo e das competições, assim como na captação de investimento para infraestruturas. O Braga realça a sua experiência como ex-secretário de Estado, onde geriu fundos europeus, o que considera essencial para a captação e canalização de recursos para o futebol profissional.

Além disso, o clube destaca a equipa que acompanha o candidato, com nomes como José Couceiro, que considera “um homem do futebol, conhecedor de todas as suas dimensões e funções”, e Pedro Mendonça, descrito como “a pessoa em Portugal que mais conhece os processos de centralização de direitos audiovisuais”.

Contraste com a candidatura de Reinaldo Teixeira

O Braga sublinha a diferença entre o projeto de José Gomes Mendes e o do seu adversário, Reinaldo Teixeira, apontando para a ausência de elementos na equipa deste último com experiência na centralização dos direitos audiovisuais, um dos temas-chave do futuro da Liga Portugal.

José Gomes Mendes e Reinaldo Teixeira são os dois candidatos às eleições para a presidência da Liga, marcadas para 11 de abril, na sequência da saída de Pedro Proença para liderar a Federação Portuguesa de Futebol.