UMinho quer testar quase um terço da sua população em duas semanas

Três equipas  da Cruz Vermelha terão capacidade para realizar cerca de 600 testes à covid-19 diariamente.

A Universidade do Minho pretende testar quase um terço da sua população, em duas semanas, para a covid-19. O objetivo foi avançado aos microfones da RUM pelo pró-reitor para a Qualidade de vida e infraestruturas, Paulo Cruz.

Entre os dias 19 e 23 de Abril e depois de 26 a 30 de Abril, o rastreio será realizado por três equipas de 10 efetivos da Cruz Vermelha que terá capacidade, “em velocidade cruzeiro”, de realizar aproximadamente 600 testes ao SARS-COV-2 por dia.

O formulário de inscrição estará disponível na “INTRANET” e no “Portal Académico”, esta sexta-feira, 16 de Abril. Será aqui que os docentes, estudantes, investigadores e funcionários podem escolher o dia, hora e local em que pretendem realizar o rastreio.

Recorde-se que os locais previstos para as recolhas das amostras são os Pavilhões Desportivos de Gualtar e Azurém, respetivamente os Edifícios 09 e 17.

O pró-reitor Paulo Cruz apela ao “rigor, compromisso e pontualidade” de toda a comunidade académica. É solicitado a todos os inscritos, sendo que este é um processo voluntário e gratuito, que estejam no local 15 minutos mais cedo. O resultado será enviado, posteriormente, via SMS.