Teresa Mota foi confirmada como cabeça de lista do Livre pelo círculo distrital de Braga nas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio de 2025. A notícia foi divulgada após os resultados das primárias do partido, onde Teresa Mota obteve a maioria dos votos, sendo secundada por Jorge Oliveira Araújo.

No total, a ordem de classificação nas primárias foi a seguinte:

  1. Teresa Mota
  2. Jorge Oliveira Araújo
  3. Carlos Fragoso
  4. Maria Rita Silva
  5. Augusto Ramoa

Trajetória de Teresa Mota

Natural de Tomar, mas residente em Braga, Teresa Mota tem uma longa carreira ligada à educação e investigação. Foi professora de Geologia/Biologia, além de investigadora no Museu Nacional de História Natural e da Ciência e no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia. Hoje, é responsável por uma empresa de serviços geológicos, com foco na conservação e gestão do património geológico.

Mota já foi candidata do Livre às eleições europeias e legislativas, bem como às eleições para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Braga. Ela também integra o Grupo de Contacto e o Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial de Braga.

Além de Braga, o Livre escolheu João Puig como cabeça de lista para o círculo de Viana do Castelo.

Esta eleição marca o regresso de Teresa Mota à política ativa em Braga, consolidando sua posição como uma das principais figuras do Livre na região.