Portugal continental está sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, trovoada e queda de granizo. No entanto, a partir da próxima quarta-feira prevê-se um aumento gradual das temperaturas, com um fim-de-semana de Páscoa de temperaturas a rondar os 25 graus em algumas zonas do país.

Todos os distritos de Portugal continental, Madeira e Porto Santo estão sob aviso amarelo na semana da Páscoa, devido à previsão de chuva e forte agitação marítima.

“Emitimos um aviso de precipitação forte devido à passagem de uma frente associada à depressão Evelyn. Esperam-se aguaceiros fortes acompanhados de trovoada e possibilidade de granizo até terça-feira [dia 12], ao final da tarde”, explicou Cristina Simões do IPMA.

A chuva do início da semana dá lugar a uma melhoria do tempo a partir de quinta-feira, dia 14, e, assim, espera-se um fim de semana de Páscoa quente e sem precipitação por todo o país. Principalmente numa época em que vários portugueses vão de férias para o Algarve, ilhas e litoral do país.

“As temperaturas vão subindo gradualmente a partir de quarta-feira [dia 13] e daí que para o fim-de-semana, inclusive até na Páscoa, se esperem temperaturas perto dos 25ºC ou, em alguns locais, acima dos 25ºC”, concluiu.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê temperaturas mais elevadas nas zonas de Lisboa e Vale do Tejo, região de Santarém e Alentejo.