O gnration, em Braga, celebra 12 anos em maio com dois dias de concertos e uma programação cultural que se estende até agosto. O evento marca também os 110 anos do Theatro Circo, com uma agenda repleta de espetáculos, oficinas e atividades interdisciplinares.
Concertos e destaques da programação
🔹 2 de maio – O arranque das celebrações faz-se com os brasileiros Boogarins, banda de referência no rock psicodélico atual.
🔹 3 de maio – gnration Open Day – Entrada gratuita com concertos e visitas guiadas ao espaço expositivo. O dia contará com atuações de Fogo Fogo, Riza Said, Robert Auki Aubrey Lowe (Lichens), Sereias, Tricla, Sheri Vari e Zancudo Berraco.
🔹 25 de maio – O lendário multi-instrumentista Joe McPhee junta-se a um trio de músicos internacionais: Maria Portugal (bateria), Susana Gartmeyer (clarinete e saxofone) e John Edwards (contrabaixo). No mesmo mês, Jorge Cruz apresenta Transumante, o seu primeiro álbum a solo em 15 anos.
🔹 18 de junho – O ciclo ‘Zona Franca’, em parceria com o Theatro Circo e o Centro Cultural Vila Flor, recebe o Ensemble Nist-Nah, um octeto de gamelão/percussão híbrida liderado pelo baterista australiano Will Guthrie.
🔹 28 de junho – A jovem compositora bracarense Sara Marita estreia uma peça interdisciplinar inédita no ciclo ‘Radiografia’, combinando música eletrónica, voz, multimédia e iluminação.
🔹 5 de julho – No festival ‘Julho é de Jazz’, destacam-se os concertos de Ava Mendoza, Brad Jones (AKA Alias e Avant Lounge) e Hamid Drake, num espetáculo exclusivo para o evento.
Além da programação musical, o gnration acolhe também eventos no âmbito de Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura.