Visita ao Centro Social do Vale do Homem evidenciou constrangimentos na gestão e financiamento das respostas sociais.

Uma comitiva da Iniciativa Liberal deslocou-se a Gualtar, Braga, para visitar duas respostas sociais do Centro Social do Vale do Homem: o felizMENTElar, unidade dedicada ao apoio à terceira idade, e o Clube dos Pequenos – Berçário e Creche.

A visita contou com a presença de Olga Batista, candidata pelo círculo eleitoral de Braga às Legislativas de 18 de maio, José Batista, do núcleo local, e Ricardo Rodrigues, representante da IL em Vila Verde. A comitiva foi recebida por Jorge Pereira, presidente da instituição, e Andreia Costa.

Durante a visita ao felizMENTElar, os representantes do partido destacaram o trabalho desenvolvido com mais de 100 utentes, metade dos quais em regime residencial, elogiando a “abordagem diferenciadora” ao envelhecimento, que inclui espaços amplos e um plano terapêutico diversificado.

No Clube dos Pequenos, estrutura com 100% de taxa de ocupação e funcionamento em horário alargado, a IL sublinhou as dificuldades enfrentadas por não estar plenamente integrada no estatuto de IPSS. A condição de “aderente” implica a ausência de comparticipação plena em diversos custos, sobretudo no funcionamento fora do horário padrão.

Em comunicado, o partido alertou para “a desvalorização dos profissionais do setor social”, evidenciando a “injustiça salarial” entre trabalhadores com funções idênticas no setor público e no setor social. A IL criticou ainda a “burocracia excessiva”, a rigidez nas transferências entre creches dentro do mesmo concelho e a necessidade urgente de “simplificação de regras e valorização profissional”.

A Iniciativa Liberal deixou ainda elogios à gestão da instituição, destacando “a resiliência perante atrasos nos financiamentos do PRR” e a aposta na valorização dos recursos humanos, integração de pessoas com necessidades especiais e projetos na área da saúde mental.