Campanha da AD passa por Braga, Barcelos e Famalicão com aposta em contacto direto com eleitores

Caravana da coligação PSD/CDS-PP arranca a 1 de maio na Ovibeja e termina com comício em Lisboa. Luís Montenegro assume protagonismo e reduz número de comícios

A campanha eleitoral da Aliança Democrática (AD), coligação formada pelo PSD e CDS-PP, arranca oficialmente no próximo dia 1 de maio, com presença na Ovibeja, e passará por vários distritos do país, incluindo Braga, Barcelos e Famalicão, onde está previsto um almoço no dia 10, antes do clássico Benfica-Sporting.

A grande aposta da coligação será no contacto direto com os eleitores, num modelo de campanha com menos comícios e mais “olhos nos olhos”, a pedido expresso do líder e recandidato a primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Montenegro como figura central

Ao contrário das eleições anteriores, marcadas por uma forte presença de antigos líderes para reforçar institucionalmente o candidato, desta vez a campanha assenta na valorização pessoal de Montenegro. Segundo a direção de campanha, “vale por si próprio” e “mais do que qualquer ex-líder”.

Ainda assim, está prevista a participação de convidados e antigos dirigentes em algumas ações pontuais. Nuno Melo, presidente do CDS-PP, estará presente em todas as iniciativas ao lado de Montenegro.

Itinerário e destaques da campanha

Entre os dias 1 e 3 de maio, ainda em pré-campanha, a caravana da AD passará por Beja, Faro e Portalegre. A 3 de maio estará em Braga, segue para Barcelos no dia seguinte (04), e em Famalicão a 10 de maio, com uma ação ajustada ao calendário desportivo, já que nesse dia se joga o dérbi entre Benfica e Sporting.

Ao longo da campanha, haverá uma média de três a quatro iniciativas por dia. Haverá apenas oito comícios formais, com maior incidência em ações de rua, visitas a mercados e feiras, e convívios em formato de almoço ou jantar.

O encerramento será feito com o tradicional comício no Campo Pequeno, em Lisboa, após a habitual descida do Chiado, prevista para acontecer mais cedo neste ano para maximizar a presença mediática nos telejornais da noite.

Datas-chave:

  • 1 de maio: Abertura oficial na Ovibeja
  • 3 de maio: Passagem por Braga
  • 4 de maio (Dia da Mãe): Visita a Barcelos após presença na Feira das Cantarinhas, em Bragança
  • 6 de maio: Jantar comemorativo dos 51 anos do PSD, em Lisboa
  • 10 de maio: Almoço em Famalicão antes do dérbi lisboeta
  • 17 e 18 de maio: Últimos dias de campanha, no Porto e em Lisboa, respetivamente

A campanha passará várias vezes por distritos como Porto, Lisboa, Aveiro e Braga, reforçando a estratégia de proximidade nos círculos eleitorais mais competitivos.