Final da Taça de Portugal clarifica cenários europeus: terceiro lugar assegura entrada direta e quarto também pode, consoante os desfechos internacionais
Com a final da Taça de Portugal já definida — entre Sporting e Benfica —, ficam mais claros os caminhos europeus para o Sp. Braga e o FC Porto, que garantiram matematicamente, no mínimo, uma vaga na Liga Europa da próxima temporada.
A razão prende-se com o facto de os dois finalistas da Taça estarem praticamente qualificados para a Liga dos Campeões através do campeonato. Assim, a vaga atribuída ao vencedor da Taça será redistribuída consoante a classificação na Liga.
Terceiro lugar: entrada direta na Liga Europa
O terceiro classificado da Liga Portuguesa entra diretamente na fase de grupos da Liga Europa — e esse lugar está atualmente em disputa direta entre Braga e FC Porto, com os minhotos a poderem ganhar vantagem na sexta-feira, caso vençam o Famalicão.
Quarto lugar: entrada possível, mas depende de vários fatores
Mesmo o quarto lugar poderá garantir acesso direto à Liga Europa, mas isso dependerá de várias condicionantes internacionais.
- Se o FC Porto terminar em quarto, será necessário que:
- Chelsea, Betis ou Fiorentina vençam a Liga Conferência;
- E que estes clubes terminem dentro do top-6 das suas ligas nacionais.
- Caso o Sp. Braga fique em quarto lugar, a equação torna-se mais complexa:
- Além dos cenários acima, será também necessário que Club Brugge, Feyenoord, Dínamo Zagreb e Shakhtar Donetsk não avancem nas pré-eliminatórias das competições europeias, por estarem à frente do Braga no ranking UEFA.
Liga dos Campeões ainda é possível… mas improvável
Matematicamente, tanto o Sp. Braga como o FC Porto ainda podem chegar à Liga dos Campeões. Para isso, teriam de vencer todos os jogos que restam e esperar que Sporting ou Benfica (ou ambos) não somem mais de três pontos nas últimas quatro jornadas — um cenário altamente improvável, mas ainda em aberto.
Liga Conferência: o plano B
Caso terminem em quinto lugar, a porta europeia abrir-se-á via Liga Conferência, lugar que está atualmente ocupado pelo Vitória de Guimarães.