Dia do Trabalhador: Largo do Toural volta a ser palco de protestos por melhores condições laborais

O Largo do Toural, em Guimarães, será novamente o centro das comemorações do Dia do Trabalhador na região do Minho, esta quinta-feira, 1 de maio, com concentração marcada para as 15h00.

A iniciativa, promovida pela União dos Sindicatos de Braga (USB) com o apoio de diversos movimentos sindicais, mantém a tradição de reunir trabalhadores de vários setores para reivindicar melhores condições de trabalho.

Sob o lema “Exigir a valorização do trabalho”, os organizadores colocam em destaque propostas como:

  • Aumento geral dos salários em pelo menos 15%, com mínimo de 150 euros;
  • Fixação do salário mínimo nacional nos 1000 euros;
  • Valorização das carreiras profissionais;
  • Reposição da contratação coletiva;
  • Combate à precariedade laboral.

Este ano, a ação sindical surge também em contexto de campanha para as eleições legislativas de 18 de maio, com a USB a tecer críticas ao governo PSD/CDS, sem poupar igualmente o PS, IL e Chega.

A mobilização visa afirmar a força do trabalho organizado num momento político determinante para o futuro das políticas laborais em Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here