José Pedro Alves da Silva, filho do antigo presidente do SC Braga, Alberto Silva, morreu na última sexta-feira (12 de maio) em Maputo, Moçambique, vítima de uma tentativa de roubo. O incidente ocorreu nas proximidades da cidade da Matola, quando José Pedro estava a ser transportado em sua viatura, acompanhado do seu motorista e segurança pessoal.
De acordo com a Polícia da República de Moçambique (PRM), José Pedro Alves da Silva foi atingido no peito por um disparo de pistola, efetuado por indivíduos desconhecidos que seguiam num BMW. As autoridades indicam que a vítima estava a regressar de duas das suas sucursais, onde recolhera grandes quantias de dinheiro, e foi intercetada pelos assaltantes. A tentativa de roubo acabou por resultar na morte de José Pedro, que faleceu enquanto era transportado para o Hospital José Macamo, em Maputo.
O porta-voz da polícia moçambicana, Cláudio Armando, confirmou que as investigações iniciais descartam a hipótese de um rapto, apontando para uma tentativa de roubo frustrada como o motivo do ataque. “Tudo indica que houve uma tentativa frustrada de roubo, que acabou culminando com este óbito”, disse à Lusa, explicando que a vítima trazia montantes avultados, dado que havia visitado várias sucursais de sua empresa.
José Pedro Alves da Silva era administrador da SOTUBOS, uma empresa de venda de tubos e material de construção, que pertence ao seu pai, o ex-presidente do SC Braga, Alberto Silva. A empresa tem uma presença significativa em Moçambique, sendo uma das responsáveis pela construção de diversos projetos no país.
O SC Braga também se manifestou, expressando pesar pela perda, dado que a família Alves da Silva tem um vínculo histórico com o clube. Em 2019, o pai de José Pedro, Alberto Silva, foi nomeado embaixador do SC Braga para a África Austral, numa tentativa de expandir as relações do clube nesta região.
As autoridades moçambicanas continuam a investigação, buscando identificar os responsáveis por este crime brutal.