O candidato à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto pela coligação Fazer Diferente (PSD/CDS-PP), Manuel António Teixeira, aproveitou a visita do líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, à Pista de Pesca Desportiva de Cavez, para reforçar um pedido antigo: o fim das portagens na A7, entre Fafe e Vila Pouca de Aguiar.

Manuel António Teixeira alertou para o fim, em 2029, do prazo de concessão da A7 – entre Vila do Conde e Vila Pouca de Aguiar – atualmente com valores considerados elevados, especialmente penalizadores para o interior do país. “O interior continua a pagar das portagens mais caras de Portugal. Se não for possível eliminar todas, pelo menos que se eliminem entre Fafe e Vila Pouca de Aguiar”, defendeu o candidato.

Teixeira agradeceu ainda a Hugo Soares pelo empenho no avanço da Via do Tâmega, lembrando que a Resolução 69/2025 do Conselho de Ministros determina que a Infraestruturas de Portugal prossiga com os estudos para a construção do último troço da via, entre o Corgo e o Arco de Baúlhe, com ligação à A7.

Em resposta, Hugo Soares afirmou que o Governo pretende renegociar as concessões em 2029, sublinhando que “as autoestradas estão pagas e mais do que pagas”. Considerou “injusto” que em concelhos da Área Metropolitana do Porto ainda se pague portagem na circulação entre municípios vizinhos e criticou a “decisão atabalhoada e propagandística do PS e do Chega”, partidos que, segundo o social-democrata, “dificultaram as negociações ao criarem exceções sem critério”.

O líder parlamentar do PSD reiterou que o objetivo do atual Governo é o de discriminar positivamente o interior, tornando a mobilidade mais justa e acessível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here