A iniciativa solidária decorre de 9 de maio a 1 de junho e pretende promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e multideficiência.
A campanha Pirilampo Mágico 2025 arranca esta quinta-feira, 9 de maio, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência e de angariar pelo menos 30 mil euros para a Cerci Braga.
A meta foi traçada por Vera Vaz, presidente do Conselho de Administração e uma das fundadoras da instituição, que realça o duplo propósito da campanha: “Além de angariar fundos, queremos reforçar a mensagem da inclusão. Esta é a campanha de solidariedade social mais antiga do país e continua a ter um impacto muito relevante”.
Este ano, o Pirilampo Mágico terá um novo preço — 2,50 euros — e estará disponível até 1 de junho em escolas, quiosques, vendas de rua, balcões do Banco Montepio e nas lojas Pingo Doce por todo o país. A cor da edição 2025 será revelada esta quarta-feira.
A campanha conta também com iniciativas educativas, como a criação de um grande pirilampo pelas escolas, que será exposto e votado nas redes sociais, procurando envolver um público mais jovem na temática da inclusão.
O momento alto será a caminhada noturna de 31 de maio, que costuma reunir cerca de duas mil pessoas pelas ruas de Braga. “É sempre uma noite animada e iluminada pelo Pirilampo Mágico”, refere Vera Vaz.
A Cerci Braga espera que o valor arrecadado este ano supere os 30 mil euros, acima da média habitual entre os 20 e 25 mil euros. Os fundos serão direcionados para o alargamento das respostas sociais da instituição e a construção de um novo complexo de respostas, que incluirá uma área residencial, um centro de apoio domiciliário especializado e um novo CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão.