Exposição “Legus Augusta” regressa de 21 a 25 de maio à AEB com legos, solidariedade e criatividade

Mostra decorre em paralelo com a Braga Romana e conta com mais de 40 mil peças Lego. Entrada é livre.

A sede da Associação Empresarial de Braga (AEB) vai acolher, de 21 a 25 de maio, a 2.ª edição da exposição Legus Augusta, uma mostra gratuita que promete encantar visitantes de todas as idades, em paralelo com a Braga Romana. A iniciativa tem também uma vertente solidária, a favor do Centro D. João Novais e Sousa.

Com mais de 40 mil peças Lego, a exposição apresenta réplicas originais de construções inspiradas em Braga e na Roma Antiga, com destaque para o Arco da Porta Nova, uma cidade romana em miniatura, monumentos locais e até uma secção dedicada ao espaço.

“As construções são todas originais, feitas por mim e por amigos que partilham esta paixão”, explicou o organizador Jorge Reis, durante a conferência de imprensa. A construção do Arco da Porta Nova, por exemplo, envolveu mais de oito horas de planeamento e três semanas de montagem.

Atividades e novidades

Além da exposição, haverá atividades interativas para crianças, como mesas com peças Lego para construções livres e desenhos para colorir. Uma das novidades desta edição é a introdução de um carimbo oficial para quem coleciona passaportes Lego.

Solidariedade em destaque

O Centro Novais e Sousa estará presente com uma feirinha de produtos artesanais. As receitas revertem para a construção de um lar residencial, um projeto há muito desejado pela instituição. A atuação dos Bombos do Novais está agendada para as 16h00 do dia 21 de maio.

“Será uma alegria para nós fazer parte desta iniciativa”, destacou Lucinda Vilaverde, da direção do centro, que apoia atualmente 60 utentes com idades entre os 22 e os 66 anos.

Apoio institucional

A exposição conta com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, representada por Jorge Miranda, e da AEB, cujo diretor-geral Rui Marques sublinhou o papel da associação como “uma casa aberta à cidade e à comunidade”.

O evento tem ainda como embaixadores o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, e Epifânia Oliveira.

“É um gosto estar ligado a esta iniciativa, que junta criatividade, inclusão e comunidade”, referiu Altino Bessa, recordando ainda o envolvimento de Jorge Reis em outros eventos como a Braga Brick.