Investimento de 14,5 milhões de euros promete resolver um dos maiores estrangulamentos de trânsito da cidade
A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou oficialmente o concurso público para a requalificação do Nó de Infias, em Braga, conforme consta no Diário da República publicado esta quarta-feira. A empreitada tem um valor base de 14,5 milhões de euros e um prazo de execução de 660 dias, ou seja, cerca de dois anos.
Os interessados têm até às 17h00 do dia 23 de junho para submeter propostas.
O Nó de Infias é há muito considerado um dos principais pontos de congestionamento rodoviário em Braga, e a obra tem sido há anos aguardada por automobilistas e residentes.
Em comunicado, a concelhia do PSD de Braga congratulou-se com o avanço do processo, considerando-o uma vitória da atual governação.
“Esta é uma prova do empenho demonstrado pelo atual Governo que, em 11 meses, conseguiu resolver o que o anterior executivo socialista não conseguiu em oito anos”, refere a nota enviada às redações.
O presidente da Comissão Política da Secção de Braga do PSD, João Granja, destacou o impacto positivo do investimento:
“Desde a primeira hora que o Governo demonstrou compromisso com esta obra. Trata-se de um passo determinante não apenas para Braga, mas também para os concelhos vizinhos”, afirmou, sublinhando que a intervenção é um ganho real para a mobilidade da região.
Recorde-se que, em fevereiro deste ano, o ministro Miguel Pinto Luz já havia assegurado, durante uma visita a Braga, que o lançamento do concurso seria “imediato”.
“O contrato está assinado. São 15 milhões de euros num investimento conjunto, com a Câmara a assumir uma parte das expropriações, e a IP lançará o concurso o mais breve possível”, afirmou então o governante.
Com o lançamento do concurso, a expectativa centra-se agora no início efetivo das obras, que prometem “desatar” um nó de trânsito histórico da cidade.