Em Guimarães, líder da IL critica esquerda e garante que o partido será “bússola de referência num momento conturbado”

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou esta sexta-feira, em Guimarães, que está confiante na obtenção do melhor resultado de sempre do partido em legislativas, apelando aos eleitores para votarem na “mudança” e nas “soluções novas” que a IL apresenta.

“Estamos no caminho certo. Tudo indica que vamos alcançar o melhor resultado da história da Iniciativa Liberal em eleições legislativas. Acreditamos que isso vai acontecer”, declarou Rui Rocha durante uma visita ao mercado municipal de Guimarães, inserida nos últimos dias da campanha eleitoral.

Nas legislativas de 2024, a IL registou o seu melhor resultado até agora, com 4,94% dos votos e oito deputados, número idêntico ao de 2022. Desta vez, Rui Rocha assume claramente o objetivo de ultrapassar essa fasquia, tanto a nível nacional como no distrito de Braga, onde encabeça a lista.

“Queremos crescer e conquistar mais representação. Todas as sondagens e o contacto com as pessoas apontam nesse sentido. Agora cabe aos portugueses decidir se querem o impulso da IL, com soluções frescas, corajosas e realistas”, afirmou o líder liberal.

Críticas à esquerda e apelo à participação

Na reta final da campanha, Rui Rocha dirigiu duras críticas aos partidos de esquerda, acusando-os de “falta de propostas” e de apostarem numa estratégia de medo e ataques pessoais.

“A esquerda optou por se autodestruir durante esta campanha. Abdicaram de apresentar soluções para o país e limitaram-se a lançar ataques. Quem escolhe o medo como arma de campanha, reconhece a sua derrota antecipada”, frisou, acrescentando que a IL representa uma “bússola de referência” num momento em que o mundo atravessa instabilidade política e económica.

O dirigente liberal deixou ainda um apelo à participação eleitoral: “Peço que ninguém fique em casa este domingo. É urgente votar na mudança que propomos, com foco na estabilidade, governabilidade e, sobretudo, na coragem para transformar o país”.

“Não espero chamadas de ninguém”

Confrontado com a possibilidade de vir a integrar entendimentos pós-eleitorais, nomeadamente com o PSD de Luís Montenegro, Rui Rocha foi perentório: “Não estou à espera de chamadas. Estou à espera que os portugueses reforcem a confiança na IL. São eles que decidem, mais ninguém”.

Rui Rocha encerrará a campanha eleitoral em Braga, o seu distrito natal, onde já foi eleito nas legislativas anteriores, e onde espera agora eleger também a número dois da lista, reforçando a presença liberal no Parlamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here