Líder da Iniciativa Liberal votou em Braga e destacou necessidade de uma escolha consciente para garantir estabilidade nos próximos quatro anos

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, exerceu esta manhã o seu direito de voto no Centro Cívico de Nogueiró, em Braga, sublinhando a importância da participação dos portugueses nestas legislativas de 2025.

Após um período de instabilidade com “duas legislaturas que não terminaram”, Rui Rocha apelou a uma afluência “em massa” às urnas, elogiando o sinal positivo já dado no voto antecipado no passado domingo.

“É uma escolha fundamental. Tivemos algum tempo com turbulência política e, por isso, é essencial que os portugueses avaliem bem as equipas, os programas e a credibilidade das soluções apresentadas”, afirmou.

O líder da IL reforçou a relevância da decisão tomada hoje, lembrando que o país tem pela frente “quatro anos exigentes” e que é essencial que todos contribuam com o seu voto. “Este é o momento para decidir o parlamento e, depois disso, será o parlamento a refletir a vontade dos portugueses”, afirmou, recusando-se a comentar eventuais entendimentos com outras forças políticas, como a Aliança Democrática (AD).

Rui Rocha evocou ainda o simbolismo do ato eleitoral, destacando que “ir às urnas é sempre uma homenagem ao primeiro momento de liberdade de há 50 anos”, referindo-se às primeiras eleições democráticas após o 25 de Abril.

As eleições legislativas deste domingo contam com 10,8 milhões de eleitores registados. No total, serão eleitos 230 deputados, distribuídos por 22 círculos eleitorais, num ato eleitoral que terá um custo estimado de 26,5 milhões de euros. Concorrem a estas eleições 21 forças políticas, três a mais do que nas legislativas de março do ano passado.