Com uma taxa de abstenção de apenas 30%, Braga destacou-se como o distrito com maior participação nas legislativas. João Granja, líder local do PSD, celebra também a vitória esmagadora da AD no concelho.
A Comissão Política da Secção de Braga do PSD manifestou esta segunda-feira o seu orgulho pelo facto de o distrito de Braga ter registado a taxa de abstenção mais baixa do país (30%) nas eleições legislativas de domingo.
“Braga foi líder contra a abstenção, o que representa um motivo de grande orgulho para todos. Além disso, a vitória da Aliança Democrática (AD) é um sinal claro de que os portugueses valorizam a competência e a estabilidade”, afirmou João Granja, presidente da estrutura concelhia do partido.
Num comunicado enviado às redações, João Granja destacou também o comportamento cívico de todo o processo eleitoral e a confiança que os eleitores demonstraram ao reforçar o apoio à AD.
No concelho de Braga, a coligação venceu em 36 das 37 freguesias, um resultado que Granja considera ser uma confirmação da vontade de mudança que tem vindo a crescer desde a chegada de Luís Montenegro à liderança do PSD.
“O reforço da votação mostra o reconhecimento pelo trabalho do Governo e a recusa clara dos portugueses a campanhas negativas, como a do Partido Socialista, que falhou em convencer o eleitorado”, acrescentou.
Relativamente ao novo cenário político saído das urnas, João Granja apelou ao bom senso dos partidos da oposição, defendendo um debate de ideias marcado pelo respeito e elevação.
“As eleições demonstraram que a obstrução constante e negativa não é o caminho. Agora é o momento de trabalhar com responsabilidade e espírito construtivo pelo bem do país”, concluiu.
Resultados nacionais em resumo:
- AD (PSD/CDS/PPM): 89 deputados
- PS e Chega: 58 deputados cada
- Iniciativa Liberal: 9 deputados (mais 1 face a 2024)
- Livre: 6 deputados (mais 2)
- CDU: 3 deputados (menos 1)
- Bloco de Esquerda: 1 deputado
- PAN: 1 deputado
- JPP (Madeira): 1 deputado