As análises ao coronavírus aos três treinadores de Guimarães repatriados da cidade chinesa de Whuan deram negativo, encontrando-se voluntariamente em quarentena no Hospital Pulido Valente, em Lisboa.

“Apesar de estarmos muito cansados, ontem [domingo] à noite, fizemos os exames e esta [segunda-feira de] manhã já nos disseram que ninguém está infectado”, afirmou Luiz Felipe, um dos vimaranenses, ao Grupo Santiago.

“Não éramos obrigados a fazê-lo, mas decidimos passar estes dias em quarentena para que as pessoas fiquem tranquilas. Estamos no hospital e com boa vontade vamos passar estes dias tranquilos. Estamos bem”, salientou.

Os testes laboratoriais a Luiz Felipe, Miguel Matos, e Luís Estanislau e aos restantes repatriados foram realizados pelo Instituto Ricardo Jorge.

“TRABALHO FABULOSO”

Luiz Felipe recordou que “a saída foi uma operação complicada”. “Tivemos a embaixada portuguesa que nos apoiou, conseguiram fazer uma coisa fabulosa que foi ir buscarmos a casa, o que muitas outras nacionalidades não conseguiram fazer”, enaltecendo “o empenho e a dedicação” da embaixada.

Luiz Felipe salientou que a viagem da China até Marselha “foi cansativa, mas correu bem”. “Fomos sempre muito bem tratados e gostava de deixar o agradecimento a todos os intervenientes da embaixada portuguesa porque fizeram um trabalho fabuloso, com menos meios do que outros países… E continuam a fazê-lo”, frisou.

Todos os cidadãos repatriados por Portugal – 18 portugueses e duas atletas brasileiras-  que chegaram no domingo a Lisboa vindos da China deram negativo ao coronavírus, informa a Direcção Geral da Saúde (DGS).

Na mesma nota, a DGS diz que os cidadãos “vão continuar a ser acompanhados por dois médicos da Sanidade Internacional, que vão garantir a vigilância activa duas vezes por dia e estarão sempre disponíveis para contacto”.

Os 20 repatriados foram instalados em instituições dedicadas para o efeito no Hospital Pulido Valente (Centro Hospitalar de Lisboa Norte) e no Parque da Saúde de Lisboa, onde permanecerão em isolamento profilático durante 14 dias.