Líder da concelhia do PSD de Braga considera os resultados uma motivação para as eleições locais, mas apela à responsabilidade e à escolha dos melhores candidatos para as freguesias.
A coligação Aliança Democrática (AD) alcançou uma vitória expressiva no concelho de Braga nas eleições legislativas, com 31,69% dos votos, ficando apenas a uma freguesia do pleno — Pedralva, onde venceu o Chega. João Granja, líder da concelhia do PSD e mandatário da AD em Braga, considera que os resultados representam “um claro reconhecimento do trabalho que o Governo de Luís Montenegro tem vindo a desenvolver”.
“É um resultado excelente. É claramente um reforço e um reconhecimento do trabalho que a AD estava a fazer no Governo e também um voto de confiança reforçado em Luís Montenegro e nas suas políticas”, afirmou João Granja, visivelmente satisfeito durante os festejos que decorreram numa unidade hoteleira no centro da cidade.
Apesar da vitória, o dirigente social-democrata sublinhou que o momento exige responsabilidade. “Naturalmente, é um resultado que também traz responsabilidade. O povo é sábio e sabe bem para onde quer ir”, frisou.
Granja fez ainda questão de felicitar os bracarenses eleitos, Hugo Soares e Joaquim Barbosa, destacando a importância de Braga voltar a ter representantes de peso no Parlamento. “Ambos são a garantia de que Braga terá uma voz junto do Governo de Portugal”, sublinhou, recordando que durante muito tempo Braga se queixou de não ter líderes com projeção nacional.
Preocupação com ascensão do Chega
Apesar do clima de celebração, João Granja não escondeu a sua preocupação com a ascensão do Chega, terceira força política mais votada no concelho com 21,23% dos votos. “Custa-me imaginar um Parlamento com uma tão grande representação do Chega. Têm-se portado muito mal, é grande a desqualificação dos seus quadros. Esse é, de facto, o elemento que mais me entristeceu nesta noite eleitoral”, lamentou.
Autárquicas: motivação, mas sem extrapolações
O resultado destas legislativas é, segundo o dirigente, “uma grande motivação” para as próximas eleições autárquicas. No entanto, alerta que os contextos são distintos. “Não são resultados transponíveis. Os bracarenses são soberanos e temos que aguardar pelas eleições locais. Até lá, é fundamental encontrar os melhores candidatos para as freguesias”, destacou.
João Granja terminou deixando uma nota de confiança em João Rodrigues, pré-candidato à Câmara Municipal de Braga pela AD: “Esperamos que tenha a oportunidade de explicar aos bracarenses as suas propostas e que as pessoas possam aderir à sua visão para o concelho”.

Resultados Legislativos em Braga – Concelho:
- AD (Aliança Democrática): 37.854 votos – 31,69%
- PS (Partido Socialista): 27.479 votos – 23,01%
- Chega: 25.105 votos – 21,23%
- IL (Iniciativa Liberal): 11.315 votos – 9,47%
- Livre: 5.422 votos – 4,54%
- Bloco de Esquerda: 3.090 votos – 2,59%
- CDU: 2.660 votos – 2,23%
- PAN: 1.464 votos – 1,23%
Resultados Legislativos – Distrito de Braga:
- AD: 8 deputados
- PS: 5 deputados
- Chega: 5 deputados
- IL: 1 deputado