Criada pelas ex-treinadoras e com o apoio da família, a nova associação pretende manter viva a memória de Márcia através do desporto e da solidariedade, com sede na sua terra natal, Poiares.

Márcia Miranda Felgueiras, jovem natural de Poiares, em Ponte de Lima, faleceu prematuramente aos 22 anos, vítima de uma infeção bacteriana. Em sua memória, nasceu agora a Associação Desportiva Márcia Miranda Felgueiras, uma iniciativa das suas antigas treinadoras em estreita colaboração com a família, que visa perpetuar os valores que a jovem representava, dentro e fora do campo.

Estudante de Direito em Lisboa, Márcia tinha regressado a casa para passar o fim de semana com a família quando adoeceu subitamente. Foi transferida para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde viria a falecer no dia 1 de outubro de 2024, apenas quatro dias depois da hospitalização, conforme recorda o pai, Manuel Felgueiras, que também é presidente da Junta de Freguesia de Poiares.

Movidas pela memória e pelo impacto positivo que Márcia teve no desporto e na comunidade, Ana Catarina Passos e Cristina Fernandes — ex-treinadoras no GD Castanheira — avançaram com a criação de uma associação em seu nome. A família deu o seu aval e o projeto tornou-se realidade a 27 de janeiro de 2025, embora a intenção inicial fosse fundar a associação no dia 19 de janeiro, data de nascimento da atleta. Questões burocráticas atrasaram o processo.

No site oficial da nova entidade, pode ler-se que “durante os seus, curtos, 22 anos de vida, semeou e colheu muito amor e companheirismo”. Além do futsal, onde se destacou durante quatro anos em Paredes de Coura, Márcia esteve sempre envolvida em atividades de cariz social, participando no coro da Igreja de Poiares e em várias iniciativas comunitárias.

“A Márcia era uma jovem com um futuro brilhante e uma bondade indescritível. Esta associação é uma forma de manter viva a sua essência”, afirma Catarina Fernandes. A Associação Desportiva Márcia Miranda Felgueiras pretende iniciar a prática de futsal já na época 2025/2026, integrando os quadros competitivos da Associação de Futebol de Viana do Castelo.

Para além do futsal, a associação ambiciona expandir-se a outras modalidades, como o ‘Walking Football’, e desenvolver projetos em parceria com instituições dedicadas ao desporto adaptado. Emanuel Felgueiras, irmão da jovem homenageada, integra também os órgãos sociais da nova associação, assumindo o cargo de vice-presidente.

O projeto arranca do zero e, neste momento, as responsáveis estão a trabalhar na angariação de atletas e na filiação junto da AF Viana do Castelo. A expectativa é começar os treinos de captação ainda durante os meses de junho e julho, dependendo da disponibilidade de pavilhão. O objetivo é que todas as atividades se desenvolvam em Poiares, “porque foi lá que a Márcia nasceu e é lá que faz sentido crescer este sonho”, conclui Catarina Fernandes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here