Contração no primeiro trimestre surpreende e leva instituição a rever previsões económicas

O Banco de Portugal (BdP) reviu em baixa a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano, passando dos anteriores 2,3% para 1,6%, segundo o Boletim Económico de junho divulgado esta sexta-feira. A instituição liderada por Mário Centeno justifica a revisão com a inesperada contração da atividade económica no primeiro trimestre, em que o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,5% face ao trimestre anterior.

Este novo cenário é mais pessimista do que o traçado pelo Governo. O Orçamento do Estado para 2025 previa um crescimento de 2,1%, valor que chegou a ser revisto em alta para 2,4% no Relatório Anual de Progresso submetido a Bruxelas.

Para 2026, o BdP prevê agora um crescimento de 2,2% (acima dos 2,1% estimados anteriormente), mantendo a projeção de 1,7% para 2027. A instituição salienta que a composição do crescimento mudará ao longo do tempo, com maior contributo do investimento nos anos de 2025 e 2026 e das exportações em 2027.

Quanto à inflação, o banco central antecipa que esta se mantenha abaixo dos 2% durante todo o horizonte de projeção. Já no mercado de trabalho, é esperado um abrandamento no ritmo de crescimento do emprego e dos salários, mas com a taxa de desemprego estável nos 6,4%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here