Cidade portuguesa destaca-se entre 365 candidaturas globais pelo “Braga After Dark Fest” e estratégias para dinamizar a noite urbana
A cidade de Braga foi nomeada finalista dos Music Cities Awards 2025, na categoria “Best Night-Time Economy Initiative”, destacando-se entre 365 candidaturas de 51 países por iniciativas que promovem uma economia noturna mais dinâmica, segura e inclusiva.
Braga concorre ao prémio ao lado da iniciativa Monte Olimpa (Cali, Colômbia) e da cidade de Nicósia (Chipre).
Braga After Dark Fest e guia noturno deram visibilidade à candidatura
Entre as ações em destaque está o “Braga After Dark Fest”, realizado em julho de 2024, que mobilizou múltiplos espaços da cidade com uma programação cultural noturna diversificada, acessível e orientada para diferentes públicos.
Outro contributo foi o lançamento de um guia noturno da cidade, pensado para residentes e visitantes explorarem Braga depois do pôr do sol, promovendo restaurantes, bares, espaços culturais e o comércio local.
Liderança europeia em políticas para a noite urbana
A nomeação reforça o papel de Braga como cidade líder da rede europeia URBACT Cities After Dark, um consórcio de 10 cidades europeias que estão a repensar o papel da noite nas políticas públicas urbanas, com foco na participação cidadã e colaboração entre agentes culturais, sociais e económicos.
Vencedor será conhecido a 16 de setembro nos EUA
A cerimónia oficial dos Music Cities Awards terá lugar a 16 de setembro, durante a Music Cities Convention 2025, em Fayetteville, Arkansas (EUA), onde serão anunciados os vencedores das várias categorias que premiam o uso da música como instrumento de transformação social, económica e cultural.